Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JuliaDeGoesCaetanoNeta_tcc.pdf372,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Zonas Silenciosas: considerações sobre o testemunho e as Relações Internacionais a partir da catástrofe de Tchernóbil
Autor(es): Caetano Neta, Júlia de Góes
Orientador(es): França, Luiz Daniel Jatobá
Assunto: Aleksiévitch, Svetlana, 1948-
Chernobyl, Acidente nuclear de, Ucrânia, 1986
Testemunho
Relações internacionais
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 27-Fev-2023
Referência: CAETANO NETA, Júlia de Góes. Zonas Silenciosas: considerações sobre o testemunho e as Relações Internacionais a partir da catástrofe de Tchernóbil. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo objetiva aproximar duas instâncias, o testemunho e as Relações Internacionais, como forma de propor uma reflexão acerca da produção de conhecimento por parte da disciplina. A partir da estrutura desregrada do testemunho, que guarda relação com a da literatura, pretende-se enfocar a condição tensional dos discursos sobre a verdade e pôr em relevo a instabilidade de narrativas de objetos tomados como auto-evidentes. Para tanto, é estabelecido um diálogo com a obra Vozes de Tchernóbil, de Svetlana Aleksiévitch – que traz a fala de testemunhas daquela catástrofe nuclear –, e com o pensamento de Jacques Derrida – especialmente no que se refere às suas observações acerca da literatura, do testemunho e dos modos operativos da desconstrução. Assim, indica-se que o testemunho está posicionado para além da dicotomia entre fato e ficção, literatura e verdade, alcançando as temáticas da memória e da ética. Ao final, é sugerido que a escrita sobre eventos de interesse para as Relações Internacionais solicita o aparecimento de outros tipos de linguagem que não devem ser irrefletidamente desconsiderados.
Abstract: This article aims to bring together the instances of the testimony and that of International Relations as a way to propose a reflection on the production of knowledge by the discipline. Based on the unruly structure of the testimony, one that is related to literature, it is intended to emphasize the tensional nature of truth discourses and to highlight the instability of narratives of objects taken as self-evident. Therefore, a dialogue is established with the book Voices from Chernobyl, by Svetlana Aleksiévitch – which carries the words from witnesses of the nuclear catastrophe –, and with the thought of Jacques Derrida – especially with regard to his observations about literature, the testimony and the operative modes of deconstruction. Thus, it is indicated that the testimony is positioned beyond the dichotomy between fact and fiction, literature and truth, reaching the issues of memory and ethics. In conclusion, it is suggested the writing of events that bear interest to the discipline of International Relations calls for the emergence of other types of language whose emergence should not be thoughtlessly disregarded.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.