Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ValdenorMendesFernandes_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Devo, não nego, pago quando puder : as tentativas de esvaziamento do sistema de pagamento via precatórios à luz das reformas constitucionais e da jurisprudência do STF
Autor(es): Fernandes, Valdenor Mendes
Orientador(es): Nascimento, Roberta Simões
Assunto: Direito constitucional
Precatórios
Supremo Tribunal Federal (STF)
Processo legislativo
Direitos fundamentais
Data de apresentação: 9-Set-2022
Data de publicação: 16-Fev-2023
Referência: FERNANDES, Valdenor Mendes. Devo, não nego, pago quando puder : as tentativas de esvaziamento do sistema de pagamento via precatórios à luz das reformas constitucionais e da jurisprudência do STF. 2022. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso analisa nas Constituições brasileiras e nos recentes atos de reforma constitucionais os motivos que deram ensejo ao emaranhado de regras existentes no artigo 100 da Constituição de 1988 e nos Atos das Disposições Constitucionais Transitórios que versam sobre o regime de pagamento das dívidas da Fazenda Pública por meio de precatórios. O estudo mostra uma tendência aqui chamada de “esvaziamento” dos precatórios, em face de reformas que criaram oportunidades aos entes da federação para a procrastinação do seu efetivo pagamento. Também, é apresentada a visão do Supremo Tribunal Federal sobre a temática em questão, os argumentos de política e as justificativas determinantes do processo legislativo que resultaram na atual regulamentação constitucional dos precatórios e, por fim, o impacto dessas condicionantes, visão política e visão jurídica, para o beneficiário que almeja o recebimento em pecúnia da prestação a que faz jus nos termos da decisão judicial transitada em julgado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.