Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcusViniciusTeodoroMendonca_tcc.pdf2,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um Receptor UWB para a Leitura de uma Tag UHF/UWB Passiva que realiza o Monitoramento de Sinais Vitais
Autor(es): Mendonça, Marcus Vinicius Teodoro
Orientador(es): Amaral, Wellington Avelino do
Assunto: Radiofrequência
Radio-Frequency Identification (RFID)
Sinais vitais - monitoramento
Receptor ultra wideband (UWB)
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: MENDONÇA, Marcus Vinicius Teodoro. Projeto de um Receptor UWB para a Leitura de uma Tag UHF/UWB Passiva que realiza o Monitoramento de Sinais Vitais. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta uma solução para recepção de sinais vitais de uma Tag Radio-Frequency IDentification(RFID), com a qual é possível receber os sinais vitais de pacientes sem a necessidade de cabos. A transmissão dos sinais vitais é feita pela tecnologia ultra wideband(UWB) na banda de 1 GHz a 6 GHz. O projeto foi desenvolvido na ferramenta Cadence utilizando a metodologia de projetos Top-Down. Verilog-A foi a linguagem de descrição de hardware utilizada na modelagem dos blocos do receptor UWB, possibilitando a analise comportamental de simulações mistas. Foram realizadas as descrições e modelagens de todos os blocos que compõem o receptor UWB. Para o bloco do Amplificador de baixo ruído (LNA) foi utilizado o componente QPL9504 da fabricante Qorvo,foi projetado e fabricado uma placa de circuito impresso para esse bloco.
Abstract: The present work presents a solution for receiving vital signs from a RadioFrequency IDentification (RFID) Tag, with which it is possible to receive the vital signs of patients without the need for cables. The transmission of vital signs is done by ultra wideband(UWB) technology in the 1 GHz to 6 GHz band. The project was developed in Cadence tool using the Top-Down project methodology. Verilog-A was the hardware description language used in the UWB receiver blocks models, enabling the behavioral analysis of mixed simulations. Descriptions and modeling of all blocks that make up the UWB receiverwere performed. For the Low Noise Amplifier (LNA) block, the QPL9504 component from the manufacturer Qorvo was used, a printed circuit board was designed and manufactured for this block.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.