Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33519
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreLaignierBarroso_tcc.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de atividade de extensão para os alunos da disciplina GPEQ- Aplicação da filosofia Lean em micro e pequenas empresa
Autor(es): Barroso, André Laignier
Orientador(es): Andrade, Mário de Oliveira
Assunto: Sistema Toyota de Produção
Lean Manufacturing
Lean Thinking
Gestão de produção e qualidade
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: BARROSO, André Laignier. Proposta de atividade de extensão para os alunos da disciplina GPEQ- Aplicação da filosofia Lean em micro e pequenas empresas. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A prática do conhecimento obtido em sala de aula é de extrema importância na vida acadêmica dos alunos, nesse sentido, a atividade de extensão integra, diretamente, os alunos e a universidade com o mercado, visando essa aplicação prática de conhecimentos, e reforçando a grande importância do tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. Há, com isso a busca pela inserção curricular das atividades de extensão, que agregam na experiência do aluno e no seu currículo. Portanto, este trabalho tem por finalidadeproporacriaçãoeainserção curricularde uma atividade de extensão voltada para os alunos da disciplina de Gestão da Produção e Qualidade (GPEQ).O intuito é aplicar na prática os conhecimentos obtidos ao longo do curso em micro e pequenas empresas (MPEs), mais especificamente, do setor de alimentação fora do lar. De maneira objetiva,a metodologia da atividade de extensão foi elaborada para disseminar a filosofia de gestão do Lean Manufacturing (manufatura enxuta) e Lean Thinking (pensamento enxuto), em uma micro ou pequena empresa.Já a metodologia deste trabalho baseou-se na criação de um questionário de avaliação empresarial (baseado no questionário pré-existente do Lesat e nas ferramentas de gestão do ciclo PDCA e do 5S), de modo a medir o grau de maturidade Lean da empresa avaliada. Para embasar a criação dessa atividade de extensão, foi aplicado um outro questionário aos alunos da disciplina GPEQ, com o propósito de fazer com que os discentes avaliassem o questionário empresarial e respondessem sobre a importância e utilidade da disciplina e da atividade de extensão. Os resultados da aplicação do questionário de autoavaliação para os alunos, foram extremamente positivos, respaldando a importância dessa proposta de extensão. O trabalho também apresenta um caso de sucesso da aplicação da filosofia Lean, dentro de uma pequena empresado ramo alimentício.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Aeroespacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.