Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3347
Título: | Relação entre a prática pedagógica e a diversidade |
Autor(es): | Souza, Elza Ribeiro da Silva |
Orientador(es): | Fernandes, Ana Claudia Rodrigues |
Assunto: | Educação inclusiva Prática de ensino Educação e diversidade |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 19-Abr-2012 |
Referência: | SOUZA, Elza Ribeiro da Silva. Relação entre a prática pedagógica e a diversidade. 2011. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como tema a relação entre a prática pedagógica e a diversidade. Apresentou como objetivo verificar a prática pedagógica na escola inclusiva da rede pública de Goiás, constatando as possíveis dificuldades para a sua efetivação. Tratou da importância da inclusão do aluno no âmbito escolar e das dificuldades existentes para que isso aconteça, abordou os referenciais educacionais do ensino-aprendizagem; as relações entre teoria e prática de sala de aula mediante as Leis e Resoluções da educação inclusiva e do processo ensino-aprendizagem, enfim, salientou quanto às ações prático-pedagógicas e ao embasamento teórico enfatizando o ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa de abordagem descritiva, através de observações e aplicação de questionário. Os resultados foram analisados e relatam a relevância da pesquisa, mostrando que a realidade que ora se apresenta necessita de mudanças e correções não só nas adaptações físicas como também nas práticas pedagógicas de sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3347 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons