Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElzaRibeirodaSilvaSouza.pdf377,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação entre a prática pedagógica e a diversidade
Autor(es): Souza, Elza Ribeiro da Silva
Orientador(es): Fernandes, Ana Claudia Rodrigues
Assunto: Educação inclusiva
Prática de ensino
Educação e diversidade
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: SOUZA, Elza Ribeiro da Silva. Relação entre a prática pedagógica e a diversidade. 2011. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como tema a relação entre a prática pedagógica e a diversidade. Apresentou como objetivo verificar a prática pedagógica na escola inclusiva da rede pública de Goiás, constatando as possíveis dificuldades para a sua efetivação. Tratou da importância da inclusão do aluno no âmbito escolar e das dificuldades existentes para que isso aconteça, abordou os referenciais educacionais do ensino-aprendizagem; as relações entre teoria e prática de sala de aula mediante as Leis e Resoluções da educação inclusiva e do processo ensino-aprendizagem, enfim, salientou quanto às ações prático-pedagógicas e ao embasamento teórico enfatizando o ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa de abordagem descritiva, através de observações e aplicação de questionário. Os resultados foram analisados e relatam a relevância da pesquisa, mostrando que a realidade que ora se apresenta necessita de mudanças e correções não só nas adaptações físicas como também nas práticas pedagógicas de sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons