Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrendaSoaresViana_tcc.pdf745,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empreendedorismo e programas de televisão
Autor(es): Viana, Brenda Soares
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Empreendedorismo
Ensino e aprendizagem
Televisão - programas
Administração - ensino superior
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 30-Jan-2023
Referência: VIANA, Brenda Soares. Empreendedorismo e programas de televisão. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A TV retrata o que acontece na realidade, inclusive o empreendedorismo. Os filmes e vídeos são utilizados como recurso de apoio ao ensino em muitas áreas como administração, economia e empreendedorismo. Já o uso de programas de televisão não é tão frequente e por esse motivo, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar se e como programas de televisão brasileiros contribuem para a disseminação do conhecimento sobre empreendedorismo. Foi realizado um levantamento, aplicado um questionário para professores dos cursos de Administração das instituições públicas de ensino superior e foram obtidas 206 respostas válidas. Em especial, foram analisados o programa informativo “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” (PEGN), os game shows “Shark Tank” e “O Aprendiz” e os programas de solução de problemas “O Sócio” e “Pesadelo na Cozinha”. Os resultados encontrados mostram que esses são programas de amplo conhecimento entre os docentes de Administração. Os programas podem ser utilizados como ferramenta de apoio ao ensino de Empreendedorismo e de outras disciplinas do curso de Administração. O programa PEGN foi percebido como oferecendo mais contribuições positivas ao empreendedorismo, enquanto os outros programas foram descritos como mais focados em entretenimento. A compreensão das fases de iniciação, gestão de recursos financeiros e manutenção de empresas, assim como características do processo empreendedor, são percebidos nesses programas. Os pontos negativos são a constante exibição de histórias de sucesso que podem iludir o empreendedor iniciante e o foco principal em entretenimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.