Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Conke, Leonardo Silveira | - |
dc.contributor.author | Viana, Brenda Soares | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Brenda Soares. Empreendedorismo e programas de televisão. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A TV retrata o que acontece na realidade, inclusive o empreendedorismo. Os filmes e
vídeos são utilizados como recurso de apoio ao ensino em muitas áreas como
administração, economia e empreendedorismo. Já o uso de programas de televisão
não é tão frequente e por esse motivo, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar se e como
programas de televisão brasileiros contribuem para a disseminação do conhecimento
sobre empreendedorismo. Foi realizado um levantamento, aplicado um questionário
para professores dos cursos de Administração das instituições públicas de ensino
superior e foram obtidas 206 respostas válidas. Em especial, foram analisados o
programa informativo “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” (PEGN), os game
shows “Shark Tank” e “O Aprendiz” e os programas de solução de problemas “O
Sócio” e “Pesadelo na Cozinha”. Os resultados encontrados mostram que esses são
programas de amplo conhecimento entre os docentes de Administração. Os
programas podem ser utilizados como ferramenta de apoio ao ensino de
Empreendedorismo e de outras disciplinas do curso de Administração. O programa
PEGN foi percebido como oferecendo mais contribuições positivas ao
empreendedorismo, enquanto os outros programas foram descritos como mais
focados em entretenimento. A compreensão das fases de iniciação, gestão de
recursos financeiros e manutenção de empresas, assim como características do
processo empreendedor, são percebidos nesses programas. Os pontos negativos são
a constante exibição de histórias de sucesso que podem iludir o empreendedor
iniciante e o foco principal em entretenimento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Televisão - programas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Administração - ensino superior | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo e programas de televisão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T11:04:39Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T11:04:39Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33198 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|