Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrendaSoaresViana_tcc.pdf745,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorConke, Leonardo Silveira-
dc.contributor.authorViana, Brenda Soares-
dc.identifier.citationVIANA, Brenda Soares. Empreendedorismo e programas de televisão. 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA TV retrata o que acontece na realidade, inclusive o empreendedorismo. Os filmes e vídeos são utilizados como recurso de apoio ao ensino em muitas áreas como administração, economia e empreendedorismo. Já o uso de programas de televisão não é tão frequente e por esse motivo, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar se e como programas de televisão brasileiros contribuem para a disseminação do conhecimento sobre empreendedorismo. Foi realizado um levantamento, aplicado um questionário para professores dos cursos de Administração das instituições públicas de ensino superior e foram obtidas 206 respostas válidas. Em especial, foram analisados o programa informativo “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” (PEGN), os game shows “Shark Tank” e “O Aprendiz” e os programas de solução de problemas “O Sócio” e “Pesadelo na Cozinha”. Os resultados encontrados mostram que esses são programas de amplo conhecimento entre os docentes de Administração. Os programas podem ser utilizados como ferramenta de apoio ao ensino de Empreendedorismo e de outras disciplinas do curso de Administração. O programa PEGN foi percebido como oferecendo mais contribuições positivas ao empreendedorismo, enquanto os outros programas foram descritos como mais focados em entretenimento. A compreensão das fases de iniciação, gestão de recursos financeiros e manutenção de empresas, assim como características do processo empreendedor, são percebidos nesses programas. Os pontos negativos são a constante exibição de histórias de sucesso que podem iludir o empreendedor iniciante e o foco principal em entretenimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTelevisão - programaspt_BR
dc.subject.keywordAdministração - ensino superiorpt_BR
dc.titleEmpreendedorismo e programas de televisãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-30T11:04:39Z-
dc.date.available2023-01-30T11:04:39Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33198-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.