Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MateusReisFroesPereira_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de Física e cultura : articulação entre ensino de Ciências e a prática social
Autor(es): Pereira, Mateus Reis Fróes
Orientador(es): Santos, Paulo Gabriel Franco dos
Assunto: Física - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 25-Jan-2023
Referência: PEREIRA, Mateus Reis Fróes. Ensino de Física e cultura: articulação entre ensino de Ciências e a prática social. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: O ensino de física no âmbito do ensino de ciências apresenta, como qualquer outro processo humano, uma construção histórica responsável pelas características vivenciadas na atualidade. Ao longo de sua história o ensino de física em geral se apropriou de um caráter tecnicista, focado na resolução de problemas ideais norteados por conteúdos de processos seletivos como vestibulares e concursos públicos. Esta característica se desenrola atualmente em problemática, ao passo que o ensino de física se desvincula do processo cultural do qual faz parte, a realidade da Física como aliada do desenvolvimento histórico e cultural da humanidade é distanciada das escolas que estão a anos preocupadas com a manutenção da dinâmica bancaria de ensino. Este projeto propõe o resgate do ensino de física como um processo cultural, contribuinte para a prática social por meio de uma organização educacional articulada metodologicamente em diálogo com a aprendizagem ativa por meio de projetos e estruturado essencialmente sobre a perspectiva cultural do Ensino de Ciências. Foi desenvolvido um projeto por um graduando em Licenciatura em Ciências Naturais, um professor da secretaria de estado de educação do Distrito Federal e duas turmas do nono ano do ensino fundamental na rede pública do DF e teve a duração de um bimestre, este baseou-se em uma didática por projetos e construiu caminhos educacionais baseados em autoria e criação. Quando o ensino acessa a cultura do sujeito, amplia-se a possibilidade de envolvimento e motivação. Estamos falando de pertencimento, reconhecimento do conteúdo como próprio e de propriedade em falar algo, em ter conteúdo de fala em sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.