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2019_MateusReisFroesPereira_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Paulo Gabriel Franco dos-
dc.contributor.authorPereira, Mateus Reis Fróes-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mateus Reis Fróes. Ensino de Física e cultura: articulação entre ensino de Ciências e a prática social. 2019. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de física no âmbito do ensino de ciências apresenta, como qualquer outro processo humano, uma construção histórica responsável pelas características vivenciadas na atualidade. Ao longo de sua história o ensino de física em geral se apropriou de um caráter tecnicista, focado na resolução de problemas ideais norteados por conteúdos de processos seletivos como vestibulares e concursos públicos. Esta característica se desenrola atualmente em problemática, ao passo que o ensino de física se desvincula do processo cultural do qual faz parte, a realidade da Física como aliada do desenvolvimento histórico e cultural da humanidade é distanciada das escolas que estão a anos preocupadas com a manutenção da dinâmica bancaria de ensino. Este projeto propõe o resgate do ensino de física como um processo cultural, contribuinte para a prática social por meio de uma organização educacional articulada metodologicamente em diálogo com a aprendizagem ativa por meio de projetos e estruturado essencialmente sobre a perspectiva cultural do Ensino de Ciências. Foi desenvolvido um projeto por um graduando em Licenciatura em Ciências Naturais, um professor da secretaria de estado de educação do Distrito Federal e duas turmas do nono ano do ensino fundamental na rede pública do DF e teve a duração de um bimestre, este baseou-se em uma didática por projetos e construiu caminhos educacionais baseados em autoria e criação. Quando o ensino acessa a cultura do sujeito, amplia-se a possibilidade de envolvimento e motivação. Estamos falando de pertencimento, reconhecimento do conteúdo como próprio e de propriedade em falar algo, em ter conteúdo de fala em sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.titleEnsino de Física e cultura : articulação entre ensino de Ciências e a prática socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T14:13:13Z-
dc.date.available2023-01-25T14:13:13Z-
dc.date.submitted2019-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33177-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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