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Título: Responsabilidade civil na era digital : o papel dos influenciadores digitais nas relações de consumo
Autor(es): Pimenta, Kelly Silva
Orientador(es): Ribeiro Neto, João Costa
Assunto: Responsabilidade civil
Influenciadores digitais
Consumidores - ações nas mídias sociais
Direito
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 24-Jan-2023
Referência: PIMENTA, Kelly Silva. Responsabilidade civil na era digital : o papel dos influenciadores digitais nas relações de consumo. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A figura do influenciador digital tem crescido severamente em nosso país, a facilidade de acesso às mídias sociais, somada às melhorias dos aparelhos eletrônicos e o advento de redes sem fio concretizaram novas formas de comunicação e de contato entre as pessoas. Vale ressaltar que temos a palma da mão notícias, sendo elas falsas ou verdadeiras, redes de convívio, lojas, dicionários, livros, vídeos, memes, filmes, opção essa que antigamente era impensável. Este trabalho se debruça sobre a responsabilidade civil na era digital, em face a figura do influenciador digital. Nesse sentido, o propósito geral deste trabalho é apresentar o papel dos influenciadores digitais nas relações de consumo intermediadas por eles, através da disseminação de conteúdo publicitário, além de compreender os impactos que esses profissionais causam na vida dos consumidores. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, leitura de trabalhos acadêmicos, consulta a instituições de pesquisa e análise jurisprudencial. Posto isso, abordou-se conceitos essenciais para o tema, e constatou-se o poder de influência que os influenciadores detêm, sendo atribuído a eles o papel de intermediadores da relação entre fornecedor e consumidor.
Abstract: The figure of the digital influencer has grown severely in our country, the ease of access to social media, added to the improvements in electronic devices and the advent of wireless networks have materialized new forms of communication and contact between people. It is worth mentioning that we have news, whether fake or true, social networks, stores, dictionaries, books, videos, memes, movies, an option that was previously unthinkable. This work focuses on civil liability in the digital age, in the face of the figure of the digital influencer. In this sense, the general purpose of this work is to present the role of digital influencers in consumer relations mediated by them, through the dissemination of advertising content, in addition to understanding the impacts that these professionals cause in the lives of consumers. For that, the methodology of bibliographic research, reading of academic works, consultation of research institutions and jurisprudential analysis was used. That said, essential concepts for the theme were addressed, and the power of influence that influencers hold was verified, being attributed to them the role of intermediaries in the relationship between supplier and consumer.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
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