Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro Neto, João Costa | - |
dc.contributor.author | Pimenta, Kelly Silva | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Kelly Silva. Responsabilidade civil na era digital : o papel dos influenciadores digitais nas relações de consumo. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A figura do influenciador digital tem crescido severamente em nosso país, a
facilidade de acesso às mídias sociais, somada às melhorias dos aparelhos
eletrônicos e o advento de redes sem fio concretizaram novas formas de comunicação
e de contato entre as pessoas. Vale ressaltar que temos a palma da mão notícias,
sendo elas falsas ou verdadeiras, redes de convívio, lojas, dicionários, livros, vídeos,
memes, filmes, opção essa que antigamente era impensável. Este trabalho se
debruça sobre a responsabilidade civil na era digital, em face a figura do influenciador
digital. Nesse sentido, o propósito geral deste trabalho é apresentar o papel dos
influenciadores digitais nas relações de consumo intermediadas por eles, através da
disseminação de conteúdo publicitário, além de compreender os impactos que esses
profissionais causam na vida dos consumidores. Para tanto, foi utilizada a metodologia
de pesquisa bibliográfica, leitura de trabalhos acadêmicos, consulta a instituições de
pesquisa e análise jurisprudencial. Posto isso, abordou-se conceitos essenciais para
o tema, e constatou-se o poder de influência que os influenciadores detêm, sendo
atribuído a eles o papel de intermediadores da relação entre fornecedor e consumidor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade civil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - ações nas mídias sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito | pt_BR |
dc.title | Responsabilidade civil na era digital : o papel dos influenciadores digitais nas relações de consumo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T12:30:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T12:30:28Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33132 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The figure of the digital influencer has grown severely in our country, the ease
of access to social media, added to the improvements in electronic devices and the
advent of wireless networks have materialized new forms of communication and
contact between people. It is worth mentioning that we have news, whether fake or
true, social networks, stores, dictionaries, books, videos, memes, movies, an option
that was previously unthinkable. This work focuses on civil liability in the digital age, in
the face of the figure of the digital influencer. In this sense, the general purpose of this
work is to present the role of digital influencers in consumer relations mediated by
them, through the dissemination of advertising content, in addition to understanding
the impacts that these professionals cause in the lives of consumers. For that, the
methodology of bibliographic research, reading of academic works, consultation of
research institutions and jurisprudential analysis was used. That said, essential
concepts for the theme were addressed, and the power of influence that influencers
hold was verified, being attributed to them the role of intermediaries in the relationship
between supplier and consumer. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
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