Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3313
Título: | Filosofia na escola na sua impossibilidade : a partir de uma leitura de uma experiência pedagógica |
Autor(es): | Martins, Vagner |
Orientador(es): | Ribeiro, Álvaro Sebastião Teixeira |
Assunto: | Crianças e filosofia Filosofia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 17-Dez-2011 |
Data de publicação: | 17-Abr-2012 |
Referência: | MARTINS, Vagner. Filosofia na escola na sua impossibilidade: a partir de uma leitura de uma experiência pedagógica. 2011. [49] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre a forma de atuação dos professores em sala de aula, considerando a filosofia como ato na educação, formando educadores reflexivos capazes de escutar, falar e pensar sobre a fala do outro. A partir de uma postura, deixar de acreditar que o professor é o único provedor do conhecimento em sala de aula e valorizar cada vez mais o conhecimento do grupo, criando possibilidades de aprendizado em todos os locais, assim mostrar a filosofia como forma de atuação na escola e não somente como matéria em sala de aula. Essa reflexão surge da vivência que tive no projeto de Filosofia para Crianças e a experiência que tive no ensino tradicional, faço uma comparação entre eles, mostrando as possibilidades de levar essa forma de trabalhar para a escola a partir da comparação com uma escola que a forma de trabalho é similar ao trabalho do projeto de filosofia com crianças. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons