Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dutra, Renata Queiroz | - |
dc.contributor.author | Araujo, Carolyne Marinho Pinto | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Carolyne Marinho Pinto. Neoliberalismo e precarização do trabalho docente : um estudo dos contratos da rede pública do estado de São Paulo. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a contratação de professores por tempo
determinado, na rede pública de ensino do estado de São Paulo, para realizar substituições a
título eventual, está inserida no contexto da precarização do trabalho resultante das reformas
neoliberais e da acumulação flexível derivada da reestruturação produtiva. Por meio da
apresentação do cenário geral da precarização do trabalho no Brasil e no mundo, da análise dos
impactos da racionalidade neoliberal na precarização do trabalho docente, mais especificamente
no contexto do serviço público, e do estudo do caso específico dos docentes contratados para
realizarem substituições a título eventual, na rede pública de ensino de São Paulo, buscou-se
encontrar a resposta para a pergunta central da pesquisa: “Como o contrato de trabalho dos
professores ‘eventuais’ do estado de São Paulo se insere no contexto de precarização do
trabalho resultante das reformas neoliberais?”. A pesquisa identificou, na legislação que regula
a contratação desses docentes e na vivência desses profissionais, diversos elementos que se
comunicam com outras formas jurídicas precárias presentes na legislação trabalhista, de forma
que se tornou possível estabelecer uma relação entre essa condição precária e a racionalidade
neoliberal e o seu afastamento em relação aos parâmetros constitucionais de proteção ao
trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Precarização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Legislação - direito do trabalho | pt_BR |
dc.title | Neoliberalismo e precarização do trabalho docente : um estudo dos contratos da rede pública do estado de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-19T13:36:35Z | - |
dc.date.available | 2023-01-19T13:36:35Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33110 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze how the hiring of teachers for a fixed period, in the public
education system of the state of São Paulo, to carry out replacements on an occasional basis, is
inserted in the context of precariousness of labor that results from neoliberal reforms and
flexible accumulation, derived from productive restructuring. Through the presentation of the
general scenario of precariousness of labor in Brazil and in the world, the analysis of the impacts
of neoliberal rationality on the precariousness of teaching work, more specifically in the context
of public service, and the study of the specific case of teachers hired to perform replacements
eventually, in the public education system of São Paulo, it was sought to find the answer to the
main question of thisresearch: “How the employment contract of 'eventual' teachers in the state
of São Paulo is inserted in the context of precarious labor resulting from neoliberal reforms?”.
The research identified, in the legislation that regulates the hiring of these teachers and in the
experience of these professionals, several elements that communicate with other precarious
legal forms present in the labor legislation, so that it became possible to establish a connection
between this precarious condition and neoliberal rationality, as with its distancing from the
parameters of constitutional protection of labor. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|