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2022_CarolyneMarinhoPintoAraujo_tcc.pdf598,01 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDutra, Renata Queiroz-
dc.contributor.authorAraujo, Carolyne Marinho Pinto-
dc.identifier.citationARAUJO, Carolyne Marinho Pinto. Neoliberalismo e precarização do trabalho docente : um estudo dos contratos da rede pública do estado de São Paulo. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a contratação de professores por tempo determinado, na rede pública de ensino do estado de São Paulo, para realizar substituições a título eventual, está inserida no contexto da precarização do trabalho resultante das reformas neoliberais e da acumulação flexível derivada da reestruturação produtiva. Por meio da apresentação do cenário geral da precarização do trabalho no Brasil e no mundo, da análise dos impactos da racionalidade neoliberal na precarização do trabalho docente, mais especificamente no contexto do serviço público, e do estudo do caso específico dos docentes contratados para realizarem substituições a título eventual, na rede pública de ensino de São Paulo, buscou-se encontrar a resposta para a pergunta central da pesquisa: “Como o contrato de trabalho dos professores ‘eventuais’ do estado de São Paulo se insere no contexto de precarização do trabalho resultante das reformas neoliberais?”. A pesquisa identificou, na legislação que regula a contratação desses docentes e na vivência desses profissionais, diversos elementos que se comunicam com outras formas jurídicas precárias presentes na legislação trabalhista, de forma que se tornou possível estabelecer uma relação entre essa condição precária e a racionalidade neoliberal e o seu afastamento em relação aos parâmetros constitucionais de proteção ao trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordPrecarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordNeoliberalismopt_BR
dc.subject.keywordLegislação - direito do trabalhopt_BR
dc.titleNeoliberalismo e precarização do trabalho docente : um estudo dos contratos da rede pública do estado de São Paulopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T13:36:35Z-
dc.date.available2023-01-19T13:36:35Z-
dc.date.submitted2022-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33110-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze how the hiring of teachers for a fixed period, in the public education system of the state of São Paulo, to carry out replacements on an occasional basis, is inserted in the context of precariousness of labor that results from neoliberal reforms and flexible accumulation, derived from productive restructuring. Through the presentation of the general scenario of precariousness of labor in Brazil and in the world, the analysis of the impacts of neoliberal rationality on the precariousness of teaching work, more specifically in the context of public service, and the study of the specific case of teachers hired to perform replacements eventually, in the public education system of São Paulo, it was sought to find the answer to the main question of thisresearch: “How the employment contract of 'eventual' teachers in the state of São Paulo is inserted in the context of precarious labor resulting from neoliberal reforms?”. The research identified, in the legislation that regulates the hiring of these teachers and in the experience of these professionals, several elements that communicate with other precarious legal forms present in the labor legislation, so that it became possible to establish a connection between this precarious condition and neoliberal rationality, as with its distancing from the parameters of constitutional protection of labor.pt_BR
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