Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RobertoLacerdaDeSa_tcc.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção da dança na educação infantil : experiências do estágio no CEPI-Rosa do Cerrado
Autor(es): Sá, Roberto Lacerda de
Orientador(es): Silva, Soraia Maria
Assunto: Dança na educação
Educação de crianças
Movimento corporal
Corporeidade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 9-Jan-2023
Referência: SÁ, Roberto Lacerda de. A inserção da dança na educação infantil: experiências do estágio no CEPI-Rosa do Cerrado. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A dança é uma linguagem artística que envolve o uso do corpo de várias maneiras para se comunicar e se expressar. Tendo vivências com essa forma de arte desde a adolescência até a vida profissional, a experiência como arte-educador instigou esse que vos escreve a discutir a inserção dessa modalidade na educação infantil, observando espaço, movimento e criança. Para isso, foram pesquisa dos projetos de dança em escolas públicas de Brasília e professores que buscavam essa inclusão para o dia a dia dos alunos do ensino público. É destacado aqui o projeto idealizado pela professora Rafaela Eleutério, dentro do modelo de ensino criado por Anísio Teixeira na Escola Parque Ceilândia-DF. Buscou-se também compreender a relação da dança com os objetivos de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo em Movimento do Distrito Federal e contextualizar os elementos básicos da dança categorizados por Rudolf Laban. Ainda são trazidas experiências vividas em estágio curricular no Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) –Rosa do Cerrado, relacionando todos os conceitos propostos. Foi visto que a dança no contexto educacional infantil deve ser compreendida como um campo de interesse que tem seus próprios princípios e aprofundamentos. Entende-se que o estudo do movimento quando direcionado a um projeto pedagógico incluindo a criança como protagonista, em todas suas faces e realidades, alcança benefícios físicos, psicomotores, sociais e culturais, permitindo aos alunos a percepção de si, do outro e do mundo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.