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dc.contributor.advisorSilva, Soraia Maria-
dc.contributor.authorSá, Roberto Lacerda de-
dc.identifier.citationSÁ, Roberto Lacerda de. A inserção da dança na educação infantil: experiências do estágio no CEPI-Rosa do Cerrado. 2022. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA dança é uma linguagem artística que envolve o uso do corpo de várias maneiras para se comunicar e se expressar. Tendo vivências com essa forma de arte desde a adolescência até a vida profissional, a experiência como arte-educador instigou esse que vos escreve a discutir a inserção dessa modalidade na educação infantil, observando espaço, movimento e criança. Para isso, foram pesquisa dos projetos de dança em escolas públicas de Brasília e professores que buscavam essa inclusão para o dia a dia dos alunos do ensino público. É destacado aqui o projeto idealizado pela professora Rafaela Eleutério, dentro do modelo de ensino criado por Anísio Teixeira na Escola Parque Ceilândia-DF. Buscou-se também compreender a relação da dança com os objetivos de ensino da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo em Movimento do Distrito Federal e contextualizar os elementos básicos da dança categorizados por Rudolf Laban. Ainda são trazidas experiências vividas em estágio curricular no Centro de Educação da Primeira Infância (CEPI) –Rosa do Cerrado, relacionando todos os conceitos propostos. Foi visto que a dança no contexto educacional infantil deve ser compreendida como um campo de interesse que tem seus próprios princípios e aprofundamentos. Entende-se que o estudo do movimento quando direcionado a um projeto pedagógico incluindo a criança como protagonista, em todas suas faces e realidades, alcança benefícios físicos, psicomotores, sociais e culturais, permitindo aos alunos a percepção de si, do outro e do mundo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDança na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMovimento corporalpt_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.titleA inserção da dança na educação infantil : experiências do estágio no CEPI-Rosa do Cerradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-09T14:00:18Z-
dc.date.available2023-01-09T14:00:18Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33082-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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