Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3308
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_OseiasGuimaraesCastro.pdf458,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades de mediação pedagógica em educação inclusiva : a percepção do professor generalista sobre a prática educativa multidisciplinar
Autor(es): Castro, Oséias Guimarães de
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Educação inclusiva
Aprendizagem
Mediação pedagógica
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: CASTRO, Oséias Guimarães de. Atividades de mediação pedagógica em educação inclusiva: a percepção do professor generalista sobre a prática educativa multidisciplinar. 2011. ix, 45 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O aporte temático, neste trabalho, compreende a percepção das características da ação pedagógica mediada, e sua interface, no contexto da educação inclusiva. A finalidade deste estudo foi evidenciar a percepção desta vivência pedagógica inclusiva, visando possibilitar, a vinculação do aluno com necessidades especiais, na instituição educacional, de modo amplo e irrestrito. O aporte teórico utilizado, a partir, da conceituação e interpretação da amplitude do termo “Mediação Pedagógica”, oferece fundamentação para uma forma de pensar o processo de inclusão, por ações originais, multidisciplinares, discutidas e acolhidas pela comunidade escolar. Utilizou-se o instrumento estruturado – questionário de aplicação, objetivando averiguar a percepção dos professores generalistas, atuantes na Instituição Educacional, sobre o conceito de mediação pedagógica, e o impacto em sua prática cotidiana com os alunos com necessidades especiais, como possibilidade de uma vivência inclusiva. Sendo assim, constitui-se na análise dos pressupostos de uma ação educativa profícua, em que pese, não só as experiências acumuladas como também a ampliação deste processo ao nível da intervenção, devendo acontecer, inicialmente dentro da sala de aula, em sua gênese – a mediação pedagógica.
Abstract: The investment theme in this work, understand the perception of the characteristics of pedagogical action mediated, and its interface in the context of inclusive education. The purpose of this study was to highlight the perception that inclusive educational experience in order to enable the linking of student with special needs, the educational institution, so broad and unrestricted. The theory, as, conceptualization and interpretation of the magnitude of the term "Pedagogical Mediation" offers a rationale for thinking the process of incorporation by the original actions, multidisciplinary, discussed and accepted by the school community. It used a structured instrument - questionnaire application, aiming to ascertain the perceptions of the teachers, working in the Educational Institution, about the concept of pedagogical mediation, and the impact on their daily practice with students with special needs, such as the possibility of an inclusive experience. So, is on the analysis of the assumptions of an educational fruitful, despite not only the accumulated experiences as well as the extent of this process at the level of intervention should happen, initially within the classroom, in their origin - the mediation.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3308
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons