Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3305
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarluciaRodriguesCoutinho.pdf730,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva
Autor(es): Coutinho, Marlúcia Rodrigues
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Escolas - organização e administração
Educação especial - legislação
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: COUTINHO, Marlúcia Rodrigues. Gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva. 2011. 83 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva é extremamente importante para o funcionamento da escola, pois além de promover o acesso e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais nas propostas pedagógicas de uma escola pública de ensino regular, pode propiciar a sua integração neste espaço, principalmente em sala de aula comum, garantindolhe o pleno desenvolvimento e preparando-o para o ensino médio e para o trabalho. Portanto, esse tipo de gestão via novo paradigma supõe uma escola transformadora e tem como objetivo confrontar os avanços e os entraves que impulsionam a inclusão escolar. Para isso, este trabalho buscou historiar o processo histórico da educação especial no Brasil e suas legilações, e na Psicologia, entender a partir da teoria sociointeracionista, que o desenvolvimento humano acontece nas relações de trocas com parceiros sociais, através de processo de interação e mediação. Esta pesquisa de caráter qualitativo e participativo, buscou através de informações orais e escritas, a construção deste conhecimento, a partir de instrumentos que foram criados abordando as necessidades voltadas à sua elaboração em relação ao que expressa o sujeito estudado e observando a riqueza de suas significações. O fato é que viver consensualmente no mesmo ambiente, dividindo direitos e responsabilidades, não é tarefa fácil. Problemas ocorrem em qualquer seguimento onde haja divergências de ideias e opiniões. E, sobretudo, no que diz respeito à educação inclusiva e consequentemente na elaboração de uma Proposta Politico Pedagógica, ao garantir o acesso e a permanência dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, em todo o universo da escola. Mais difícil do que gerir e articular as ações é atribuí-las ou dividi-las.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons