Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Marlúcia Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Marlúcia Rodrigues. Gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva. 2011. 83 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | A gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva é extremamente importante para o funcionamento da escola, pois além de promover o acesso e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais nas propostas pedagógicas de uma escola pública de ensino regular, pode propiciar a sua integração neste espaço, principalmente em sala de aula comum, garantindolhe o pleno desenvolvimento e preparando-o para o ensino médio e para o trabalho. Portanto, esse tipo de gestão via novo paradigma supõe uma escola transformadora e tem como objetivo confrontar os avanços e os entraves que impulsionam a inclusão escolar. Para isso, este trabalho buscou historiar o processo histórico da educação especial no Brasil e suas legilações, e na Psicologia, entender a partir da teoria sociointeracionista, que o desenvolvimento humano acontece nas relações de trocas com parceiros sociais, através de processo de interação e mediação. Esta pesquisa de caráter qualitativo e participativo, buscou através de informações orais e escritas, a construção deste conhecimento, a partir de instrumentos que foram criados abordando as necessidades voltadas à sua elaboração em relação ao que expressa o sujeito estudado e observando a riqueza de suas significações. O fato é que viver consensualmente no mesmo ambiente, dividindo direitos e responsabilidades, não é tarefa fácil. Problemas ocorrem em qualquer seguimento onde haja divergências de ideias e opiniões. E, sobretudo, no que diz respeito à educação inclusiva e consequentemente na elaboração de uma Proposta Politico Pedagógica, ao garantir o acesso e a permanência dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, em todo o universo da escola. Mais difícil do que gerir e articular as ações é atribuí-las ou dividi-las. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | en |
dc.subject.keyword | Educação especial - legislação | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | en |
dc.title | Gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-17T12:54:05Z | - |
dc.date.available | 2012-04-17T12:54:05Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-17T12:54:05Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3305 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3305 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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