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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorCoutinho, Marlúcia Rodrigues-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Marlúcia Rodrigues. Gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva. 2011. 83 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractA gestão democrática participativa no contexto da educação inclusiva é extremamente importante para o funcionamento da escola, pois além de promover o acesso e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais nas propostas pedagógicas de uma escola pública de ensino regular, pode propiciar a sua integração neste espaço, principalmente em sala de aula comum, garantindolhe o pleno desenvolvimento e preparando-o para o ensino médio e para o trabalho. Portanto, esse tipo de gestão via novo paradigma supõe uma escola transformadora e tem como objetivo confrontar os avanços e os entraves que impulsionam a inclusão escolar. Para isso, este trabalho buscou historiar o processo histórico da educação especial no Brasil e suas legilações, e na Psicologia, entender a partir da teoria sociointeracionista, que o desenvolvimento humano acontece nas relações de trocas com parceiros sociais, através de processo de interação e mediação. Esta pesquisa de caráter qualitativo e participativo, buscou através de informações orais e escritas, a construção deste conhecimento, a partir de instrumentos que foram criados abordando as necessidades voltadas à sua elaboração em relação ao que expressa o sujeito estudado e observando a riqueza de suas significações. O fato é que viver consensualmente no mesmo ambiente, dividindo direitos e responsabilidades, não é tarefa fácil. Problemas ocorrem em qualquer seguimento onde haja divergências de ideias e opiniões. E, sobretudo, no que diz respeito à educação inclusiva e consequentemente na elaboração de uma Proposta Politico Pedagógica, ao garantir o acesso e a permanência dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, em todo o universo da escola. Mais difícil do que gerir e articular as ações é atribuí-las ou dividi-las.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscolas - organização e administraçãoen
dc.subject.keywordEducação especial - legislaçãoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanoen
dc.titleGestão democrática participativa no contexto da educação inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-17T12:54:05Z-
dc.date.available2012-04-17T12:54:05Z-
dc.date.issued2012-04-17T12:54:05Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3305-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3305pt_BR
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