| Título:  | A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar | 
| Autor(es):  | Sousa, Cláudia Monteiro de | 
| Orientador(es):  | Vieira, Adriano José Hertzog | 
| Assunto:  | Educação especial - legislação Portadores de necessidades especiais Inclusão escolar | 
| Data de apresentação:  | 16-Abr-2011 | 
| Data de publicação:  | 17-Abr-2012 | 
| Referência:  | SOUSA, Cláudia Monteiro de. A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar. 2011. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | 
| Resumo:  | Este trabalho se propõe a estudar as contribuições das Salas de Recursos Multifuncionais para o processo de Inclusão Escolar. Nele será trabalhada a legislação, medidas e conceitos importantes à essa prática. A pesquisa realizada para a construção desse trabalho concentrou-se no trabalho desenvolvido pelas Salas de Recursos Multifuncionais em Escolas Classe da Diretoria Regional de Ceilândia, bem como em todos os segmentos que estão envolvidos nesse processo. A pesquisa também procura contribuir para a política de inclusão na medida em que propõe estudos, reflexões e ações que propaguem a inclusão como uma medida que busca a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais de maneira a levá-los ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades e o exercício da cidadania. As questões aqui levantadas nos mostram que a inclusão escolar ainda é uma mudança que exige reflexões, diálogos, estudos e mudanças organizacionais, estratégicas e pedagógicas (conceituais e metodológicas) que se concretizem não só na escola, mas na sociedade. Embora ainda não estejamos diante do desejável, é necessário comecemos a partir do realizável, pois já é possível identificar os progressos, mesmo diante de todas as adversidades. O trabalho é árduo, porém envolto em muitas descobertas e aprendizagens que, ao contrário do que muitos pensam, trás avanços não só aos alunos deficientes, mas para toda a sociedade. | 
| Informações adicionais:  | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | 
| DOI:  | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3302 | 
| Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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