Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3302
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudiaMonteirodeSousa.pdf477,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar
Autor(es): Sousa, Cláudia Monteiro de
Orientador(es): Vieira, Adriano José Hertzog
Assunto: Educação especial - legislação
Portadores de necessidades especiais
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: SOUSA, Cláudia Monteiro de. A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar. 2011. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho se propõe a estudar as contribuições das Salas de Recursos Multifuncionais para o processo de Inclusão Escolar. Nele será trabalhada a legislação, medidas e conceitos importantes à essa prática. A pesquisa realizada para a construção desse trabalho concentrou-se no trabalho desenvolvido pelas Salas de Recursos Multifuncionais em Escolas Classe da Diretoria Regional de Ceilândia, bem como em todos os segmentos que estão envolvidos nesse processo. A pesquisa também procura contribuir para a política de inclusão na medida em que propõe estudos, reflexões e ações que propaguem a inclusão como uma medida que busca a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais de maneira a levá-los ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades e o exercício da cidadania. As questões aqui levantadas nos mostram que a inclusão escolar ainda é uma mudança que exige reflexões, diálogos, estudos e mudanças organizacionais, estratégicas e pedagógicas (conceituais e metodológicas) que se concretizem não só na escola, mas na sociedade. Embora ainda não estejamos diante do desejável, é necessário comecemos a partir do realizável, pois já é possível identificar os progressos, mesmo diante de todas as adversidades. O trabalho é árduo, porém envolto em muitas descobertas e aprendizagens que, ao contrário do que muitos pensam, trás avanços não só aos alunos deficientes, mas para toda a sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.