Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Adriano José Hertzog | - |
dc.contributor.author | Sousa, Cláudia Monteiro de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Cláudia Monteiro de. A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar. 2011. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a estudar as contribuições das Salas de Recursos Multifuncionais para o processo de Inclusão Escolar. Nele será trabalhada a legislação, medidas e conceitos importantes à essa prática. A pesquisa realizada para a construção desse trabalho concentrou-se no trabalho desenvolvido pelas Salas de Recursos Multifuncionais em Escolas Classe da Diretoria Regional de Ceilândia, bem como em todos os segmentos que estão envolvidos nesse processo. A pesquisa também procura contribuir para a política de inclusão na medida em que propõe estudos, reflexões e ações que propaguem a inclusão como uma medida que busca a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais de maneira a levá-los ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades e o exercício da cidadania. As questões aqui levantadas nos mostram que a inclusão escolar ainda é uma mudança que exige reflexões, diálogos, estudos e mudanças organizacionais, estratégicas e pedagógicas (conceituais e metodológicas) que se concretizem não só na escola, mas na sociedade. Embora ainda não estejamos diante do desejável, é necessário comecemos a partir do realizável, pois já é possível identificar os progressos, mesmo diante de todas as adversidades. O trabalho é árduo, porém envolto em muitas descobertas e aprendizagens que, ao contrário do que muitos pensam, trás avanços não só aos alunos deficientes, mas para toda a sociedade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação especial - legislação | en |
dc.subject.keyword | Portadores de necessidades especiais | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-17T12:33:28Z | - |
dc.date.available | 2012-04-17T12:33:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-17T12:33:28Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3302 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3302 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|