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dc.contributor.advisorVieira, Adriano José Hertzog-
dc.contributor.authorSousa, Cláudia Monteiro de-
dc.identifier.citationSOUSA, Cláudia Monteiro de. A sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolar. 2011. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a estudar as contribuições das Salas de Recursos Multifuncionais para o processo de Inclusão Escolar. Nele será trabalhada a legislação, medidas e conceitos importantes à essa prática. A pesquisa realizada para a construção desse trabalho concentrou-se no trabalho desenvolvido pelas Salas de Recursos Multifuncionais em Escolas Classe da Diretoria Regional de Ceilândia, bem como em todos os segmentos que estão envolvidos nesse processo. A pesquisa também procura contribuir para a política de inclusão na medida em que propõe estudos, reflexões e ações que propaguem a inclusão como uma medida que busca a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais de maneira a levá-los ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades e o exercício da cidadania. As questões aqui levantadas nos mostram que a inclusão escolar ainda é uma mudança que exige reflexões, diálogos, estudos e mudanças organizacionais, estratégicas e pedagógicas (conceituais e metodológicas) que se concretizem não só na escola, mas na sociedade. Embora ainda não estejamos diante do desejável, é necessário comecemos a partir do realizável, pois já é possível identificar os progressos, mesmo diante de todas as adversidades. O trabalho é árduo, porém envolto em muitas descobertas e aprendizagens que, ao contrário do que muitos pensam, trás avanços não só aos alunos deficientes, mas para toda a sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especial - legislaçãoen
dc.subject.keywordPortadores de necessidades especiaisen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleA sala de recursos como ferramenta de mudança e estratégia propagadora da inclusão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-17T12:33:28Z-
dc.date.available2012-04-17T12:33:28Z-
dc.date.issued2012-04-17T12:33:28Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3302-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3302pt_BR
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