Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Maria Ferreira Filho.pdf810,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão ambiental portuária : uma análise do Porto Público de Manaus
Autor(es): Ferreira Filho, João Maria
Orientador(es): Leite, Gilberto Manoel de França
Assunto: Gestão ambiental
Portos - administração
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 17-Abr-2012
Referência: FERREIRA FILHO, João Maria. Gestão ambiental portuária: uma análise do Porto Público de Manaus. 2011. 41 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A gestão portuária brasileira sofreu varias transformações desde a criação da Lei Federal nº 8.630 de 25/02/1993, conhecida como "Lei de Modernização dos Portos", que representou a atualização do marco regulatório que regia o setor, estabelecendo o novo modelo de exploração de todas as atividades relacionadas à estrutura e organização portuária brasileira. Os pilares básicos do processo de modernização do setor em questão foram a ampliação do direito da iniciativa privada na realização das operações portuárias (assim criando a figura do operador portuário), o estimulo para a instalação de terminais privados e ainda a criação do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), entidade responsável em administrar o fornecimento da mão de obra do trabalhador portuário avulso, quebrando o monopólio dos sindicatos. Objetivos Específicos: Conhecer o sistema de gestão ambiental do Porto Publico de Manaus; Averiguar a efetividade do sistema de gestão ambiental do Porto Público de Manaus; Analisar a eficácia do sistema de gestão Ambiental do Porto Público de Manaus.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração à distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons