Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3291
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PatríciaSouzadeOliveira.pdf830,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Professores de turmas de integração inversa para deficiência intelectual : um diálogo sobre as impressões da Inclusão Escolar
Autor(es): Oliveira, Patrícia Souza de
Orientador(es): Santos, Fernanda do Carmo Gonçalves dos
Assunto: Inclusão escolar
Deficientes mentais - educação
Educação inclusiva
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 16-Abr-2012
Referência: OLIVEIRA, Patrícia Souza de. Professores de turmas de integração inversa para deficiência intelectual: um diálogo sobre as impressões da inclusão escolar. 2011. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo se relaciona à busca pelos sentimentos e impressões de três professores do Bloco Inicial de Alfabetização que trabalham em turmas de integração inversa, diante do processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Para obtenção das informações a serem analisadas se utilizou da epistemologia qualitativa descrita por GONZÁLEZ REY em 1997, que considera o sujeito entrevistado ativo e em constante diálogo com o entrevistador, considerando principalmente a subjetividade que permeia as interações sociais na escola, com os alunos e com a realidade que o cerca. Observou-se que os professores não sentem capacitados de forma adequada para suas funções no processo de inclusão, pouco conhecem da Legislação específica, relatam gostar do trabalho com alunos inclusos descrevendo situações de sucesso escolar e que esse fato desperta sentimentos positivos em relação a inclusão de crianças com deficiência intelectual.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons