Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3281
Título: | O capital cultural das famílias e dos alunos das classes populares e estratégias de investimento para o sucesso escolar |
Autor(es): | Lopes, Kalliane Silva |
Orientador(es): | Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
Assunto: | Rendimento escolar Capital intelectual Capital cultural Universidades e faculdades - ingresso Ensino superior |
Data de apresentação: | 14-Dez-2011 |
Data de publicação: | 12-Abr-2012 |
Referência: | LOPES, Kalliane Silva. O capital cultural das famílias e dos alunos das classes populares e estratégias de investimento para o sucesso escolar. 2011. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente estudo refere-se às estratégias utilizadas pelos familiares e estudantes das classes populares para o sucesso ao ensino superior. A partir do conceito de Capital Cultural do sociólogo francês Pierre Bourdieu busquei compreender como a bagagem cultural de uma pessoa pode interferir em seu percurso educativo. O conceito de sucesso escolar também é abordado, neste trabalho como o ingresso do estudante no ensino superior. Defini como objetivo geral identificar como os pais e alunos concebem o sucesso escolar, mas especificamente no que diz respeito ao ingresso na Universidade Pública e quais as estratégias de investimento escolar desenvolvidos para atingir esse objetivo, considerando o capital cultural das famílias e alunos das classes populares. Para fundamentar a análise de dados, organizei o referencial teórico, a partir do conceito de Capital Cultural do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Sendo assim, trabalhei o conceito de sucesso escolar aqui como o ingresso do estudante no ensino superior. Com base nos objetivos deste estudo optei pela pesquisa de caráter qualitativo e na coleta de dados utilizei entrevistas semi-estruturadas com alunos da Universidade de Brasília, considerados de baixa renda pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). Entrevistei também seus familiares para compreender a concepção delas em relação ao ensino superior. A analise dos dados revelou como as condições socio-econômicas e históricas influenciam no percurso dos estudantes. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ Cette étude traite des stratégies emplyées par les familles et les étudiants venues de classes populaires. Avec Le concept de Capitale Culturelle, du sociologue français Pierre Boudieu, j´ai essayé comprendre comment le contexte culturel d´une personne a influence dans son chemin éducatif. Le concept de scolarité est aussi abordée dans ce travail comme l´entrée de l´étudiant dans l´enseignement supérieur. J´ai défini l´objectif géneral identifier comment les parents et les élèves perçoivent la réussite sclolaire et quelles son les stratégies d´investissement visant à atteindre cet objectif, en vie de capital culturelle des familles et des élèves qui sont dans les classes populaires. Pour appuyer lánalyse des donnés, j´ai organisé le tableau theorique, à partir du concept de Capitale Culturelle du sociologue Pierre Bourdieu. Ansi, j´ai developée le concept de réussite scolaire comme l´entrée des étudiants dans l´enseignement supérieur. Sur la base des objectifs de cette étude, j ´ai choisi la recherche qualitative e pour faire la collecte des données j´ai utilisée des entretiens semi-structurés avec les étudiants de l´Université de Brasília, considerée à faible revenu par la Direction du Développement Social (DSD). J´ai interviewé aussi des membres de la famille pour comprendre la conception d´eux par rapport à l´einsegnement supérieur. L ´analyse des données a montré l´influence socio-economique et historique sur la route des étudiants. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons