Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3281
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KallianeSilvaLopes.pdf382,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
dc.contributor.authorLopes, Kalliane Silva-
dc.identifier.citationLOPES, Kalliane Silva. O capital cultural das famílias e dos alunos das classes populares e estratégias de investimento para o sucesso escolar. 2011. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo refere-se às estratégias utilizadas pelos familiares e estudantes das classes populares para o sucesso ao ensino superior. A partir do conceito de Capital Cultural do sociólogo francês Pierre Bourdieu busquei compreender como a bagagem cultural de uma pessoa pode interferir em seu percurso educativo. O conceito de sucesso escolar também é abordado, neste trabalho como o ingresso do estudante no ensino superior. Defini como objetivo geral identificar como os pais e alunos concebem o sucesso escolar, mas especificamente no que diz respeito ao ingresso na Universidade Pública e quais as estratégias de investimento escolar desenvolvidos para atingir esse objetivo, considerando o capital cultural das famílias e alunos das classes populares. Para fundamentar a análise de dados, organizei o referencial teórico, a partir do conceito de Capital Cultural do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Sendo assim, trabalhei o conceito de sucesso escolar aqui como o ingresso do estudante no ensino superior. Com base nos objetivos deste estudo optei pela pesquisa de caráter qualitativo e na coleta de dados utilizei entrevistas semi-estruturadas com alunos da Universidade de Brasília, considerados de baixa renda pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS). Entrevistei também seus familiares para compreender a concepção delas em relação ao ensino superior. A analise dos dados revelou como as condições socio-econômicas e históricas influenciam no percurso dos estudantes. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉen
dc.description.abstractCette étude traite des stratégies emplyées par les familles et les étudiants venues de classes populaires. Avec Le concept de Capitale Culturelle, du sociologue français Pierre Boudieu, j´ai essayé comprendre comment le contexte culturel d´une personne a influence dans son chemin éducatif. Le concept de scolarité est aussi abordée dans ce travail comme l´entrée de l´étudiant dans l´enseignement supérieur. J´ai défini l´objectif géneral identifier comment les parents et les élèves perçoivent la réussite sclolaire et quelles son les stratégies d´investissement visant à atteindre cet objectif, en vie de capital culturelle des familles et des élèves qui sont dans les classes populaires. Pour appuyer lánalyse des donnés, j´ai organisé le tableau theorique, à partir du concept de Capitale Culturelle du sociologue Pierre Bourdieu. Ansi, j´ai developée le concept de réussite scolaire comme l´entrée des étudiants dans l´enseignement supérieur. Sur la base des objectifs de cette étude, j ´ai choisi la recherche qualitative e pour faire la collecte des données j´ai utilisée des entretiens semi-structurés avec les étudiants de l´Université de Brasília, considerée à faible revenu par la Direction du Développement Social (DSD). J´ai interviewé aussi des membres de la famille pour comprendre la conception d´eux par rapport à l´einsegnement supérieur. L ´analyse des données a montré l´influence socio-economique et historique sur la route des étudiants.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRendimento escolaren
dc.subject.keywordCapital intelectualen
dc.subject.keywordCapital culturalen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - ingressoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.titleO capital cultural das famílias e dos alunos das classes populares e estratégias de investimento para o sucesso escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-04-12T15:04:26Z-
dc.date.available2012-04-12T15:04:26Z-
dc.date.issued2012-04-12T15:04:26Z-
dc.date.submitted2011-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3281-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons