Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32738
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LaisaRamosNepomuceno_tcc.pdf1,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desdobramentos do juiz das garantias no sistema processual penal brasileiro sob a ótica da Lei 13.964/19
Autor(es): Nepomuceno, Laísa Ramos
Orientador(es): Bello Filho, Ney de Barros
Assunto: Processo penal
Sistema judiciário
Garantismo penal
Ação de inconstitucionalidade
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 2-Dez-2022
Referência: NEPOMUCENO, Laísa Ramos. Os desdobramentos do juiz das garantias no sistema processual penal brasileiro sob a ótica da Lei 13.964/19. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apreciar a figura do Juiz das Garantias na Lei 13.964/19 e sua relevância para a concretização do sistema jurídico acusatório no Processo Penal brasileiro. Bem como, analisar as objeções ao novo dispositivos, apresentadas na Ação Direta de Inconstitucionalidade no 6.298/DF. Assim, com o objetivo de realizar uma inovação processual penal dentro dos ditames democráticos, o Juiz das Garantias inserido no Pacote Anticrime, parte da premissa central do respeito absoluto à imparcialidade do julgador e a salvaguarda dos direitos individuais do acusado, durante a fase investigativa. Para tanto, o trabalho tem como base teórica a teoria do Garantismo Penal de Luigi Ferrajoli; o ponto de partida será o estudo dos sistemas processuais penais, suas características ao longo da história brasileira. Posteriormente, o segundo capítulo fundamenta-se no princípio da imparcialidade, a definição do Juiz das Garantias, as decisões do TEDH a respeito das modalidades de imparcialidade, como também teorias empíricas no campo da psicologia que ratificam as possíveis contaminações e juízos de valores do juiz ao entrar em contato com as provas previamente. É relevante pontuar, que até aqui o presente estudo traz os fundamentos que justificam a relevância da implementação do Juiz das Garantias no Brasil. Por último, será analisado o novo dispositivo dentro da Lei 13.964/19, as contradições apresentadas na Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade no 6.298 Distrito Federal/2020 e maneiras de aplicação do Juiz das Garantias dentro do atual sistema jurídico brasileiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.