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Título: A agência do movimento negro rural na Constituinte de 1987/1988 : tensões “entre lembrar e esquecer”
Autor(es): Nascimento, Victória Lisboa do
Orientador(es): Portela, Rodrigo Gomes
Assunto: Movimento negro brasileiro
Comunidades quilombolas
Constitucionalismo
Pluralismo (Ciências sociais)
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: NASCIMENTO, Victória Lisboa do. A agência do movimento negro rural na Constituinte de 1987/1988 : tensões “entre lembrar e esquecer”. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O paradigma jurídico moderno, dominante até pouco tempo, tomava o direito como uma experiência racional e universalista, com monopólio da criação e aplicação normativa na figura do Estado em razão da suposta homogeneização dos direitos fundamentais. No campo constitucional a repercussão deste modo de pensar-fazer é conectada com a narrativa da história nacional e a conjunção desses elementos revela símbolos importantes para compreender o período de concepção da Constituição de 1988, evento objeto desta investigação. Analisamos a atuação das comunidades negras rurais na Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988, principalmente como sua atuação produziu resultados no debate público sobre os direitos das comunidades quilombolas. Tem-se o intuito de aprofundar as compreensões sobre a presença das comunidades quilombolas para a construção das suas próprias garantias constitucionais e como esses sujeitos atuam nos eixos que dão base para o estado democrático moderno. A pesquisa tem como método a análise de documentos e análise bibliografias que narram o contexto histórico, social, político dos movimentos negros no período da Assembleia Constituinte de 1987/1988. A partir disso, verifica-se que a incidência das comunidades negras rurais na esfera pública é dirigida para a fortificação de sua experiência como sujeito político e, principalmente, a defesa da vida quilombola como matéria constitucional. Essa presença quilombola, desvela o antagonismo inerente a identidade brasileira aliada ao conflito do “Eu” e do “Outro” não-quilombola, o que dá subsídios para compreensão da crise do sujeito constitucional branco germinando nestes, um medo subjetivo e social, bem como o quilombo tem uma narrativa constitucional, acessível a partir da inscrição do art. 68 do ADCT, mas que extrapola a dimensão normativa.
Abstract: The modern legal paradigm, dominant until recently, took law as a rational and universalist experience, with a monopoly of normative creation and application in the figure of the State, due to the supposed homogenization of fundamental rights. In the constitutional field, the repercussion of this way of thinking-doing is connected with the narrative of national history, and the conjunction of these elements reveals important symbols to understand the period of conception of the 1988 Constitution, the object of this investigation. We analyzed the performance of rural black communities in the National Constituent Assembly of 1987/1988, mainly how their performance produced results in the public debate on the rights of quilombola communities. It is intended to deepen the understanding of the presence of quilombola communities for the construction of their own constitutional guarantees and how these subjects act on the axes that provide the basis for the modern democratic state. The research has as its method the analysis of documents and analysis of bibliographies that narrate the historical, social and political context of the black movements in the period of the Constituent Assembly of 1987/1988. From this, it appears that the incidence of rural black communities in the public sphere is aimed at strengthening their experience as a political subject and, mainly, the defense of quilombola life as a constitutional matter. This quilombola presence reveals the antagonism inherent to the Brazilian identity allied to the conflict of the “I” and the nonquilombola “Other”, which gives subsidies for understanding the crisis of the white constitutional subject germinating in these, a subjective and social fear, as well as the quilombo has a constitutional narrative, accessible from the inscription of art. 68 of the ADCT, but which goes beyond the normative dimension.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
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