Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32697
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TulioCesarOliveiraNunes_tcc.pdf428,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Respeito à liberdade religiosa : o direito à remarcação de datas e horários de provas de concursos públicos na decisão do STF no RE 611.874 DF
Autor(es): Nunes, Tulio Cesar Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Paulo Henrique Blair de
Assunto: Liberdade religiosa
Direitos fundamentais
Concursos públicos
Recurso extraordinário
Data de apresentação: 22-Abr-2022
Data de publicação: 1-Dez-2022
Referência: NUNES, Tulio Cesar Oliveira. Respeito à liberdade religiosa : o direito à remarcação de datas e horários de provas de concursos públicos na decisão do STF no RE 611.874 DF. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho faz uma análise do papel da religiosidade na esfera pública e do desenvolvimento da liberdade religiosa como elemento da igualdade. São analisados o processo de secularização do Estado e da melhor forma de convivência entre o secularismo e o pensamento religioso atualmente, em especial na formação da opinião pública. Também são trazidas à discussão o papel da igualdade como virtude necessária dos governos e o modo de se perceber a liberdade como elemento constitutivo da igualdade e não como antítese desta. São feitas considerações a respeito da existência de direitos fundamentais não elencados no texto constitucional, mas que decorrem de princípios constitucionais e da interpretação jurídica argumentativa por meio da teoria do direito como integridade. Por fim, é analisada a constitucionalidade da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Recurso Extraordinário 611.874 Distrito Federal, que debateu o direito a realização de etapa de concurso público em horário diverso daquele determinado pela comissão organizadora do certame por força de crença religiosa. A decisão ocorreu em sede de repercussão geral e tratou do reconhecimento de um direito fundamental não enumerado, tangenciando os conceitos abordados ao longo do trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.