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Título: Inventariando fontes, conhecendo os jardins de infância em Brasília 1960-1970
Autor(es): Tavares, Thaísa Teixeira
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Jardim de infância
Educação infantil
Escolas - edifícios
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Nov-2022
Referência: TAVARES, Thaísa Teixeira. Inventariando fontes, conhecendo os jardins de infância em Brasília 1960-1970. 2022. 55 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo central compreender a organização do ensino pré-primário em Brasília (1960-1970) a partir dos documentos disponibilizados nos Arquivos do DF que se encontram em instituições públicas e privadas desta cidade. Entendendo que esses documentos são possíveis fontes históricas para a escrita da história da educação infantil no Distrito Federal, considerando a organização do sistema educacional de ensino frente a inauguração da capital do país até a sua primeira década de existência. Trata-se de uma pesquisa historiográfica que parte de um problema para a construção de uma interpretação, buscando indícios, pistas e vestígios do passado. Assim, a questão que norteia esse trabalho é que conhecimentos sobre a organização dos jardins de infância em Brasília é possível apurar por meio do inventário de fontes? Com isso, o caminho metodológico realizado foi primeiro ir até as páginas dos arquivos disponibilizados no DF com acervos que podem ser acessados pela internet, visto que essa pesquisa se construiu em um período pandêmico causado pela Covid-19. A busca foi realizada nos arquivos da Biblioteca Central da UnB, na Biblioteca do INEP, no Museu de Educação do Distrito Federal e no Arquivo Público do DF; foi construído um inventário onde todos os documentos que abordavam sobre o tema foram catalogados e inseridos em banco de dados específicos. Logo depois, foi feita uma pesquisa nas bases de pesquisas acadêmicas para encontrar estudos que também se voltavam para esse assunto. O trabalho se divide em dois capítulos, tendo o primeiro a intenção de apresentar sobre o inventário, as fontes, os documentos e o banco de dados da pesquisa e fazer um panorama geral sobre a educação pré-primária nessa primeira década de existência. E o segundo, o intuito é construir narrativas sobre alguns temas elencados utilizando as próprias fontes como bases desses caminhos, assim utiliza-se o Plano de Construções Escolares, a arquitetura moderna observada no livro da Fundação Educacional do Distrito Federal, os trâmites legais ligados à constituição do sistema escolar (leis, decretos, atas de reunião e base legal diversas) e também sobre os indícios que as docentes utilizavam manuais orientadores para atuarem no campo de trabalho. Além disso, houve entrevistas e várias reportagens e notícias que trataram não só desses temas, mas de outros. E como resultados esta pesquisa revelou várias interpretações que devem ser investigadas em trabalhos futuros, entre eles, a investigação das práticas pedagógicas, os métodos, metodologias e recursos utilizados nessas escolas, entender sobre quem eram essas crianças que frequentavam esses jardins de infância, saber sobre a formação das docentes que atuaram nesta cidade entre tantos outros assuntos que as fontes levantaram.
Abstract: The main objective of this work is to understand the organization of pre-primary education in Brasília (1960-1970) from the documents available in the DF Archives that are in public and private institutions in this city. Understanding that these documents are possible historical sources for writing the history of early childhood education in the Federal District, considering the organization of the educational system of education in the face of the inauguration of the country's capital until its first decade of existence. It is a historiographical research that starts from a problem for the construction of an interpretation, looking for clues, clues and vestiges of the past. Thus, the question that guides this work is what knowledge about the organization of kindergartens in Brasília is possible to ascertain through the inventory of sources? With this, the methodological path taken was first to go to the pages of the files available in the DF with collections that can be accessed on the internet, since this research was built in a pandemic period caused by Covid-19. The search was carried out in the archives of the Central Library of UnB, in the Library of INEP, in the Museum of Education of the Federal District and in the Public Archive of the DF; an inventory was built where all documents that addressed the topic were cataloged and entered into specific databases. Soon after, a search was carried out in the academic research bases to find studies that also addressed this subject. The work is divided into two chapters, the first of which is intended to present the inventory, sources, documents and the research database and provide an overview of pre-primary education in its first decade of existence. And the second, the intention is to build narratives on some themes listed using the sources themselves as bases of these paths, so the School Construction Plan is used, the modern architecture observed in the book of the Educational Foundation of the Federal District, the legal procedures linked to the constitution of the school system (laws, decrees, meeting minutes and various legal basis) and also on the indications that the teachers used guiding manuals to work in the field of work. In addition, there were interviews and several reports and news that addressed not only these topics, but others. And as a result, this research revealed several interpretations that should be investigated in future works, among them, the investigation of pedagogical practices, the methods, methodologies and resources used in these schools, understanding who these children were who attended these kindergartens, knowing about the training of teachers who worked in this city, among many other issues raised by the sources.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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