Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ReginaBastoDaSilva_tcc.pdf393,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A circulação das crianças pela cidade : passeios na educação infantil
Autor(es): Silva, Regina Basto da
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Estudantes
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 24-Nov-2022
Referência: SILVA, Regina Basto da. A circulação das crianças pela cidade: passeios na educação infantil. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho intitulado “A circulação das crianças pela cidade: Passeios na Educação Infantil”, teve como objetivo geral compreender a dinâmica e a pertinência da prática de passeios com crianças na primeira etapa da educação básica no Brasil e, em especial o Distrito Federal. Para tanto, utilizou-se a o levantamento bibliográfico, com intuito de se fazer um apanhado nos trabalhos acadêmicos dos principais estudos que circulam dentro dos últimos cinco anos. Este trabalho nasceu da vontade de conhecer como a prática de passeios fora da instituição colabora para a formação das crianças da Educação Infantil. Dessa maneira, o levantamento demonstrou relativamente poucos estudos sobre o tema, apresentando, em parte, uma lacuna nos estudos a respeito dessa temática. E é nesse espaço que permite que o presente estudo adentre, sendo potencializador para novas pesquisas. Este trabalho está dividido em três partes, o primeiro teve o intuito de apresentar o que ia ser discutido, o segundo se voltou para a conceituação do que se entende como circulação com as crianças fora da instituição de educação infantil e o terceiro apresenta o que foi possível apurar sobre os passeios no Distrito Federal a partir da leitura da documentação oficial. Foi possível identificar que existe, na documentação oficial do Distrito Federal, uma orientação para a prática de passeios com as crianças na Educação Infantil, que oportunizem a integração das crianças com a sociedade e o meio ao seu redor, demonstrando que os pequenos devem ser escutados sobre o que observam quando circulam pela cidade ou entorno das instituições educativas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.