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dc.contributor.advisorVersuti, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorMoreira, Stephanie Pinheiro-
dc.identifier.citationMOREIRA, Stephanie Pinheiro. Memes e educação midiática: “é verdade esse bilete”. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs memes no contexto contemporâneo estão integrados às práticas linguísticas na cibercultura e podem ser definidos como um conteúdo midiático de teor humorístico e que costuma retratar situações cotidianas. Ainda que não dominem e utilizem diretamente esta e outas linguagens digitais, os sujeitos atuam de maneira ativa nestes processos comunicacionais, como no caso do meme “É verdade esse bilete”, que fora produzido por um menino de cinco anos de modo não intencional. Para que esta participação seja adequada e não traga nenhum prejuízo aos envolvidos, é necessário que as pessoas sejam educadas para e com as mídias, possibilitando um bom uso das tecnologias de informação. Apoiada neste contexto, a pesquisa de cunho qualitativo apresentada neste trabalho identificou, por meio de uma revisão bibliográfica, as potencialidades dos multiletramentos para a educação midiática. A partir do meme selecionado: “É verdade esse bilete”, objeto desta investigação, foi realizada uma sequência didática direcionada para os anos iniciais do ensino fundamental. Diante disso, foi possível destacar a importância da educação midiática para desenvolver a participação ativa, crítica e cidadã nos estudantes e evidenciar as potencialidades da linguagem memética para sua aplicação enquanto camada transversal no planejamento pedagógico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMeme (Internet)pt_BR
dc.subject.keywordMídia e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMultiletramentospt_BR
dc.titleMemes e educação midiática : “é verdade esse bilete”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T13:05:31Z-
dc.date.available2022-11-23T13:05:31Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32613-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In the contemporary context, memes are integrated into linguistic practices in cyberculture and can be defined as a humorous media content, that usually portrays everyday situations. Even if they do not dominate and directly use this and other digital languages, the subjects act actively in these communicational processes, as in the case of the meme "É verdade esse bilete", which was unintentionally produced by a five-year-old boy. For this participation to be adequate and not bring any harm to those involved, it is necessary that people are educated for and with the media, enabling a good use of information technologies. Supported by this context, the qualitative research presented in this paper identified, through a literature review, the potential of multilingualism for media education. Based on the selected meme: "É verdade esse bilete", object of this research, a didactic sequence directed to the early years of elementary school was carried out. As a result, it was possible to highlight the importance of media education to develop active, critical, and citizen participation in students and to highlight the potential of memetic language for its application as a transversal layer in pedagogical planning.pt_BR
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