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https://bdm.unb.br/handle/10483/3259
Título: | O lugar do infantil no processo de constituição do professor : uma leitura psicanalítica |
Autor(es): | Ghesti, Maria Luiza |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Psicanálise e educação Professores Crianças Sexualidade infantil |
Data de apresentação: | 19-Dez-2011 |
Data de publicação: | 11-Abr-2012 |
Referência: | GHESTI, Maria Luiza. O lugar do infantil no processo de constituição do professor: uma leitura psicanalítica. 2011. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado a partir de um estudo realizado com educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília. Esta investigação tem por objetivo compreender, à luz da psicanálise, o lugar do infantil no processo de formação do professor. O percurso teórico traçado inicia-se pelo estudo sobre a dimensão da subjetividade com o intuito de levar-nos a compreender a constituição singular do professor, a partir da sua trajetória educacional e atuação profissional. A memória, núcleo central da concepção freudiana é, no presente, reconhecida como enunciação mínima do sujeito e possibilidade da expressão de conteúdos inconscientes no cenário escolar. O estudo aponta possíveis contribuições que a psicanálise pode oferecer à educação e, em especial, às práticas pedagógicas dos professores no sentido de saber que, para além dos aspectos conscientes, há possíveis elementos manifestos de ordem inconsciente no saber/fazer docente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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