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Título: O lugar do infantil no processo de constituição do professor : uma leitura psicanalítica
Autor(es): Ghesti, Maria Luiza
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Psicanálise e educação
Professores
Crianças
Sexualidade infantil
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 11-Abr-2012
Referência: GHESTI, Maria Luiza. O lugar do infantil no processo de constituição do professor: uma leitura psicanalítica. 2011. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho foi elaborado a partir de um estudo realizado com educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília. Esta investigação tem por objetivo compreender, à luz da psicanálise, o lugar do infantil no processo de formação do professor. O percurso teórico traçado inicia-se pelo estudo sobre a dimensão da subjetividade com o intuito de levar-nos a compreender a constituição singular do professor, a partir da sua trajetória educacional e atuação profissional. A memória, núcleo central da concepção freudiana é, no presente, reconhecida como enunciação mínima do sujeito e possibilidade da expressão de conteúdos inconscientes no cenário escolar. O estudo aponta possíveis contribuições que a psicanálise pode oferecer à educação e, em especial, às práticas pedagógicas dos professores no sentido de saber que, para além dos aspectos conscientes, há possíveis elementos manifestos de ordem inconsciente no saber/fazer docente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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