Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaLuizaGhesti.pdf516,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorGhesti, Maria Luiza-
dc.identifier.citationGHESTI, Maria Luiza. O lugar do infantil no processo de constituição do professor: uma leitura psicanalítica. 2011. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente trabalho foi elaborado a partir de um estudo realizado com educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília. Esta investigação tem por objetivo compreender, à luz da psicanálise, o lugar do infantil no processo de formação do professor. O percurso teórico traçado inicia-se pelo estudo sobre a dimensão da subjetividade com o intuito de levar-nos a compreender a constituição singular do professor, a partir da sua trajetória educacional e atuação profissional. A memória, núcleo central da concepção freudiana é, no presente, reconhecida como enunciação mínima do sujeito e possibilidade da expressão de conteúdos inconscientes no cenário escolar. O estudo aponta possíveis contribuições que a psicanálise pode oferecer à educação e, em especial, às práticas pedagógicas dos professores no sentido de saber que, para além dos aspectos conscientes, há possíveis elementos manifestos de ordem inconsciente no saber/fazer docente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãoen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordCriançasen
dc.subject.keywordSexualidade infantilen
dc.titleO lugar do infantil no processo de constituição do professor : uma leitura psicanalíticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-04-11T14:15:50Z-
dc.date.available2012-04-11T14:15:50Z-
dc.date.issued2012-04-11T14:15:50Z-
dc.date.submitted2011-12-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3259-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons