Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de | - |
dc.contributor.author | Ghesti, Maria Luiza | - |
dc.identifier.citation | GHESTI, Maria Luiza. O lugar do infantil no processo de constituição do professor: uma leitura psicanalítica. 2011. 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi elaborado a partir de um estudo realizado com educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Brasília. Esta investigação tem por objetivo compreender, à luz da psicanálise, o lugar do infantil no processo de formação do professor. O percurso teórico traçado inicia-se pelo estudo sobre a dimensão da subjetividade com o intuito de levar-nos a compreender a constituição singular do professor, a partir da sua trajetória educacional e atuação profissional. A memória, núcleo central da concepção freudiana é, no presente, reconhecida como enunciação mínima do sujeito e possibilidade da expressão de conteúdos inconscientes no cenário escolar. O estudo aponta possíveis contribuições que a psicanálise pode oferecer à educação e, em especial, às práticas pedagógicas dos professores no sentido de saber que, para além dos aspectos conscientes, há possíveis elementos manifestos de ordem inconsciente no saber/fazer docente. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Psicanálise e educação | en |
dc.subject.keyword | Professores | en |
dc.subject.keyword | Crianças | en |
dc.subject.keyword | Sexualidade infantil | en |
dc.title | O lugar do infantil no processo de constituição do professor : uma leitura psicanalítica | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-11T14:15:50Z | - |
dc.date.available | 2012-04-11T14:15:50Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-11T14:15:50Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3259 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|