Título: | Pedagogia hospitalar : traumatismo cranioencefálico e os desafios educacionais no processo de ensino-aprendizagem do educando com lesão cerebral adquirida |
Autor(es): | Cantanhede, Laura Caroline Almeida |
Orientador(es): | Oliveira, Adriana da Silva Ramos de |
Assunto: | Lesão cerebral Trauma craniocerebral Aprendizagem |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 22-Nov-2022 |
Referência: | CANTANHEDE, Laura Caroline Almeida. Pedagogia hospitalar: traumatismo
cranioencefálico e os desafios educacionais no processo de ensino-aprendizagem do
educando com lesão cerebral adquirida. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade de
Brasília, como Trabalho Final de Curso (TFC) da Faculdade de Educação. Tem o tema:
pedagogia hospitalar: traumatismo cranioencefálico e os desafios educacionais no processo de
ensino-aprendizagem do educando com lesão cerebral adquirida. Teve como objetivo geral
compreender as principais alterações neurológicas que o educando pode apresentar após um
traumatismo cranioencefálico (TCE) e as implicações que prejudicam e comprometem seus
processos de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos: a) entender quais são os
desafios educacionais que o educando com traumatismo cranioencefálico pode enfrentar após
o seu retorno às atividades escolares; b) identificar na literatura metodologias que sejam
aplicáveis à realidade educacional do educando com traumatismo cranioencefálico. A
abordagem da pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida por meio de estudos na obra de
Willadino e Campos (2008). Para o levantamento de dados, foi utilizada a pesquisa
bibliográfica e entrevista semiestruturada com uma participante que sofreu um TCE em idade
escolar. Posteriormente foi realizada análise dos coletados. O Referencial teórico contempla
autores como: Willadino e Campos (2008), Sousa e Koizumi (1999), Freire (1996), Ylvisaker
e Feeney (1998), entre outros. Os resultados alcançados apresentam práticas pedagógicas que
auxiliam o professor em sala de aula a desenvolver com o aluno, a partir das alterações que
ele apresente, destacando o ambiente escolar como um importante lugar para construção de
relações entre professor-aluno. Concluímos que uma estrutura escolar preparada, recursos,
metodologia e o professor atuando como facilitador da aprendizagem e mediador, torna a
performance do aluno em sala de aula mais consistente para um bom desempenho escolar. |
Abstract: | This research was developed in the Pedagogy degree course at the University of Brasília, as a
Course Completion Work (TCC) at the Faculty of Education. Its theme is: hospital pedagogy:
traumatic brain injury and the challenges in the teaching-learning process of the student with
acquired brain injury. Its general objective was to understand the main neurological alterations
that the student can present after a traumatic brain injury (TBI) and the implications that harm
and compromise their teaching-learning processes. As specific objectives: a) to understand
what are the educational challenges that the student with traumatic brain injury may face after
returning to school activities; b) to identify in the literature methodologies that are applicable
to the educational reality of the student with traumatic brain injury (TBI). The research
approach is qualitative and was developed through studies in the work of Willadino and
Campos (2008). For data collection, bibliographic research and semi-structured interviews
were used with a participant who suffered a TBI at school age. Subsequently, an analysis of
the collected data was performed. The theoretical framework includes authors such as:
Willadino and Campos (2008), Sousa and Koizumi (1999), Freire (1996), Ylvisaker and
Feeney (1998), among others. The results achieved present pedagogical practices that help the
teacher in the classroom to develop with the student, from the changes that he presents,
highlighting the school environment as an important place for building teacher-student
relationships. We conclude that a prepared school structure, resources, methodology and the
teacher acting as a facilitator of learning and mediator, makes the student's performance in the
classroom more consistent for a good school performance. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.