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dc.contributor.advisorOliveira, Adriana da Silva Ramos de-
dc.contributor.authorCantanhede, Laura Caroline Almeida-
dc.identifier.citationCANTANHEDE, Laura Caroline Almeida. Pedagogia hospitalar: traumatismo cranioencefálico e os desafios educacionais no processo de ensino-aprendizagem do educando com lesão cerebral adquirida. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade de Brasília, como Trabalho Final de Curso (TFC) da Faculdade de Educação. Tem o tema: pedagogia hospitalar: traumatismo cranioencefálico e os desafios educacionais no processo de ensino-aprendizagem do educando com lesão cerebral adquirida. Teve como objetivo geral compreender as principais alterações neurológicas que o educando pode apresentar após um traumatismo cranioencefálico (TCE) e as implicações que prejudicam e comprometem seus processos de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos: a) entender quais são os desafios educacionais que o educando com traumatismo cranioencefálico pode enfrentar após o seu retorno às atividades escolares; b) identificar na literatura metodologias que sejam aplicáveis à realidade educacional do educando com traumatismo cranioencefálico. A abordagem da pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida por meio de estudos na obra de Willadino e Campos (2008). Para o levantamento de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com uma participante que sofreu um TCE em idade escolar. Posteriormente foi realizada análise dos coletados. O Referencial teórico contempla autores como: Willadino e Campos (2008), Sousa e Koizumi (1999), Freire (1996), Ylvisaker e Feeney (1998), entre outros. Os resultados alcançados apresentam práticas pedagógicas que auxiliam o professor em sala de aula a desenvolver com o aluno, a partir das alterações que ele apresente, destacando o ambiente escolar como um importante lugar para construção de relações entre professor-aluno. Concluímos que uma estrutura escolar preparada, recursos, metodologia e o professor atuando como facilitador da aprendizagem e mediador, torna a performance do aluno em sala de aula mais consistente para um bom desempenho escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLesão cerebralpt_BR
dc.subject.keywordTrauma craniocerebralpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar : traumatismo cranioencefálico e os desafios educacionais no processo de ensino-aprendizagem do educando com lesão cerebral adquiridapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-22T13:05:34Z-
dc.date.available2022-11-22T13:05:34Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32575-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research was developed in the Pedagogy degree course at the University of Brasília, as a Course Completion Work (TCC) at the Faculty of Education. Its theme is: hospital pedagogy: traumatic brain injury and the challenges in the teaching-learning process of the student with acquired brain injury. Its general objective was to understand the main neurological alterations that the student can present after a traumatic brain injury (TBI) and the implications that harm and compromise their teaching-learning processes. As specific objectives: a) to understand what are the educational challenges that the student with traumatic brain injury may face after returning to school activities; b) to identify in the literature methodologies that are applicable to the educational reality of the student with traumatic brain injury (TBI). The research approach is qualitative and was developed through studies in the work of Willadino and Campos (2008). For data collection, bibliographic research and semi-structured interviews were used with a participant who suffered a TBI at school age. Subsequently, an analysis of the collected data was performed. The theoretical framework includes authors such as: Willadino and Campos (2008), Sousa and Koizumi (1999), Freire (1996), Ylvisaker and Feeney (1998), among others. The results achieved present pedagogical practices that help the teacher in the classroom to develop with the student, from the changes that he presents, highlighting the school environment as an important place for building teacher-student relationships. We conclude that a prepared school structure, resources, methodology and the teacher acting as a facilitator of learning and mediator, makes the student's performance in the classroom more consistent for a good school performance.pt_BR
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