Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LarissaNevesDiniz_tcc.pdf265,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorDiniz, Larissa Neves-
dc.identifier.citationDINIZ, Larissa Neves. A pedagogia e o pedagogo para além da docência: uma análise de artigos científicos (2017-2021). 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA função docente do pedagogo tem se perpetuado como sua identidade, que, em meio a tantas funções a ele atribuídas, não raro o dispersa de identificar a educação como ciência e enxergar sua atuação como cientista que estuda essa ciência. O presente trabalho pretende analisar e discutir, através de uma pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico, quais foram ou quais são os motivos pelos quais os profissionais graduados no curso de pedagogia não expandem o olhar sobre o próprio papel, compreendendo-se como educador cientista. Acredita-se que, para transfigurar seu papel na sociedade, é necessária uma formação que não se redunde à sala de aula e que o próprio profissional tenha conhecimento do que ele pode fazer para além de lecionar. Tendo como referencial teórico Libâneo (2002), Brandão (1981) e Ghiraldelli (2017), foram selecionados e analisados artigos científicos em português, publicados no período de 2017 a 2021, decorrentes de estudos sobre o referido tema. Os textos analisados trouxeram vários apontamentos e boas discussões sobre o papel e a identidade do pedagogo, discussões estas que buscam os sistematizar neste trabalho de conclusão de curso. Nesse sentido, espera-se que este estudo possa contribuir para os debates sobre a identidade do pedagogo, a fim de superar o reducionismo impresso pelas legislações, ambientes de trabalho e formação acadêmica. Por fim, muitos são os fatores que contribuem para esse cenário que precisa ser urgentemente revisto e repensado de modo que a valorização da formação desse profissional possa finalmente triunfar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.titleA pedagogia e o pedagogo para além da docência : uma análise de artigos científicos (2017-2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T15:18:52Z-
dc.date.available2022-11-18T15:18:52Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/32550-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.