Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GrazieleDeCastroVieiraPontes_tcc.pdf631,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As significações da formação de professores para educação de jovens e adultos no projeto Paranoá-Itapoã no contexto de pandemia
Autor(es): Pontes, Graziele de Castro Vieira
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Pandemia
Educação popular
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Pedagogos - formação
Data de apresentação: Jul-2022
Data de publicação: 18-Nov-2022
Referência: PONTES, Graziele de Castro Vieira. As significações da formação de professores para educação de jovens e adultos no projeto Paranoá-Itapoã no contexto de pandemia. 2022. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pandemia do novo Coronavírus atingiu a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Afetando a sociedade nos aspectos econômico, emocional e político. No campo das políticas públicas, em diversos países, a educação precisou sofrer adaptações para possibilitar que o ensino, antes presencial, se tornasse remoto. A Universidade de Brasília possui na Faculdade de Educação um projeto de extensão desenvolvido em parceria com movimento popular na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que existe desde a década de 1980, na região do Paranoá-DF. O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos e Formação de Educadores Populares do Paranoá-Itapoã é desenvolvido pelo Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (Genpex), junto ao Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP- no Distrito Federal). Considerando a importância da formação inicial dos pedagogos na EJA, este trabalho busca refletir, a partir das condições do contexto pandêmico entre os anos de 2020 e 2021, como se deu a atuação e formação dos pedagogos envolvidos neste projeto. Esta pesquisa analisa o significado do percurso formativo e as repercussões dessas vivências na vida profissional dos extensionistas participantes do projeto de extensão. Os sujeitos que compõem o presente estudo são estudantes e egressos do curso de Pedagogia da FE-UnB e que participaram do Projeto de Extensão durante o período de pandemia. As pesquisas de Borges et.al. (2011), Haddad e DiPierro (2000), Reis (2000, 2011), Ventura e Bomfim (2015), Vieira (2018, 2022), Soares (2008)e outros compõem o referencial teórico. Esta monografia é de natureza qualitativa e traz apontamentos acerca dos desafios e problemas enfrentados no projeto durante o ensino remoto, assim como o interesse dos estudantes extensionistas pela modalidade da Educação de Jovens e Adultos, principal fator motivacional de enfrentamentos em meio às dificuldades e a luta por uma educação popular de qualidade e emancipadora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.