Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Pontes, Graziele de Castro Vieira | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Graziele de Castro Vieira. As significações da formação de professores para educação de jovens e adultos no projeto Paranoá-Itapoã no contexto de pandemia. 2022. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia do novo Coronavírus atingiu a vida de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Afetando a sociedade nos aspectos econômico, emocional e político. No campo das políticas públicas, em diversos países, a educação precisou sofrer adaptações para possibilitar que o ensino, antes presencial, se tornasse remoto. A Universidade de Brasília possui na Faculdade de Educação um projeto de extensão desenvolvido em parceria com movimento popular na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que existe desde a década de 1980, na região do Paranoá-DF. O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos e Formação de Educadores Populares do Paranoá-Itapoã é desenvolvido pelo Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (Genpex), junto ao Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP- no Distrito Federal). Considerando a importância da formação inicial dos pedagogos na EJA, este trabalho busca refletir, a partir das condições do contexto pandêmico entre os anos de 2020 e 2021, como se deu a atuação e formação dos pedagogos envolvidos neste projeto. Esta pesquisa analisa o significado do percurso formativo e as repercussões dessas vivências na vida profissional dos extensionistas participantes do projeto de extensão. Os sujeitos que compõem o presente estudo são estudantes e egressos do curso de Pedagogia da FE-UnB e que participaram do Projeto de Extensão durante o período de pandemia. As pesquisas de Borges et.al. (2011), Haddad e DiPierro (2000), Reis (2000, 2011), Ventura e Bomfim (2015), Vieira (2018, 2022), Soares (2008)e outros compõem o referencial teórico. Esta monografia é de natureza qualitativa e traz apontamentos acerca dos desafios e problemas enfrentados no projeto durante o ensino remoto, assim como o interesse dos estudantes extensionistas pela modalidade da Educação de Jovens e Adultos, principal fator motivacional de enfrentamentos em meio às dificuldades e a luta por uma educação popular de qualidade e emancipadora. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.title | As significações da formação de professores para educação de jovens e adultos no projeto Paranoá-Itapoã no contexto de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T13:43:40Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T13:43:40Z | - |
dc.date.submitted | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/32543 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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