Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaleideGonzagadeCampos.pdf536,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : o caso de uma agência bancária na cidade de Gurupi - TO
Autor(es): Campos, Analeide Gonzaga de
Orientador(es): Martins, Maria Helena da Silva
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Saúde e trabalho
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 5-Abr-2012
Referência: CAMPOS, Analeide Gonzaga de. Qualidade de vida no trabalho: o caso de uma agência bancária na cidade de Gurupi - TO. 2011. 79 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Diante das mudanças que vêm ocorrendo no mundo organizacional com reflexos nas relações de trabalho, o tema qualidade de vida no trabalho tem sido objeto de estudos e pesquisas com foco em diferentes aspectos da atividade laboral. Neste artigo foi abordado o tema Qualidade de Vida no Trabalho, abrangendo o estudo das condições de trabalho dos trabalhadores de uma agência bancária na cidade de Gurupi – TO. O objetivo do estudo foi analisar as condições de trabalho e suas influências na saúde dos bancários de uma instituição financeira na cidade de Gurupi – TO. Para alcançar o objetivo proposto foi efetuada uma pesquisa através de aplicação de questionário em uma amostra de 35 funcionários. Os dados coletados foram processados e analisados, utilizando-se uma abordagem quantitativa. As perguntas foram agrupadas nos seguintes tópicos: Carga de Trabalho, Fatores Estressores, Ergonomia, Gestão, Relação Interpessoal e Relação Trabalho, Vida Pessoal e Saúde. A análise dos dados apontou a existência de aspectos benéficos e maléficos à saúde dos bancários. Os aspectos maléficos foram: o ritmo de trabalho acelerado, a exigência de esforço mental, as tarefas repetitivas, a manutenção de posturas estáticas, as condições ambientais de trabalho inadequadas, as tarefas cumpridas sob forte pressão temporal, as atividades estressantes, a remuneração inadequada, a cobrança por metas e resultados, a existência de fiscalização do desempenho, as normas rígidas para execução das tarefas, o tempo insuficiente para realização de lanches e refeições, a falta de prática de ginástica laboral, a impossibilidade de conciliar trabalho-família-vida pessoal sem transtornos, a interferência do trabalho na rotina de casa e a insatisfação quanto à Qualidade de Vida no Trabalho. Tais aspectos impactam na saúde dos bancários e indicam a precariedade das condições de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons