Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32407
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SarahSousaRibeiro_tcc.pdf400,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas no sistema prisional : um olhar sobre a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (PNAMPE)
Autor(es): Ribeiro, Sarah Sousa
Orientador(es): Machado, Carlos Augusto Mello
Assunto: Reintegração social
Mulheres encarceradas
Prisioneiras
Sistema penitenciário
Data de apresentação: Jun-2022
Data de publicação: 7-Nov-2022
Referência: RIBEIRO, Sarah Sousa. Políticas públicas no sistema prisional: um olhar sobre a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (PNAMPE). 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O encarceramento feminino no Brasil aumentou exponencialmente nos últimos anos, o que evidenciou as demandas das mulheres encarceradas e a falta de políticas públicas que atendessem suas necessidades específicas. Apesar da legislação brasileira prever assistência social e legal as detentas e egressas do sistema prisional, podemos enxergar uma distância entre os instrumentos normativos e a realidade experienciada por essas mulheres. A falta de disponibilização de utensílios básicos de higiene; unidades prisionais que proporcionem condições adequadas para cuidados relativos à gestação, lactação e maternidade; o enfraquecimento e abandono dos laços familiares; o abuso sexual e o racismo institucional são algumas das violências que podemos listar nesse âmbito de privação de liberdade. O presente trabalho visa discutir o alcance das políticas públicas para promover melhores qualidades de vida à essas mulheres, com enfoque na Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional (PNAMPE). Através de análise documental do planejamento – ou a falta dele – da Política instituída pelo Governo Federal e suas avaliações nos anos subsequentes, vamos discutir a importância das suas diretrizes e as falhas na sua implementação, que impedem o desenvolvimento pleno de seus objetivos e impossibilita que as mulheres reclusas exerçam sua cidadania.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.