Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3232
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GabriellaCostaFontes.pdf455,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As concepções de alunos, professores e família sobre o papel da orientação educacional na escola
Outros títulos: Students, teachers and families’ conceptions about the role of educational counseling in school
Autor(es): Fontes, Gabriella Costa
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Orientação educacional
Ensino fundamental
Data de apresentação: 9-Dez-2011
Data de publicação: 2-Abr-2012
Referência: FONTES, Gabriella Costa. As concepções de alunos, professores e família sobre o papel da orientação educacional na escola. 2011. 89 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho problematiza o trabalho efetivo da Orientação Educacional (OE) na escola no momento em que a categoria profissional, outrora amplamente amparada pela legislação nacional, foi extinta e as especificidades do trabalho pedagógico realizado por esse profissional, retiradas dos cursos de formação docente. Vistas a importância de conhecer as concepções atuais sobre a OE, a pesquisa objetivou identificar e analisar as concepções de alunos, professores e famílias sobre o papel da OE de uma escola de classe alta de Ensino Fundamental. A pesquisa empírica consistiu em entrevista individual com a orientadora educacional e entrevista coletiva com oito alunos; questionários com questões abertas a dez professores e questionário semi-estruturado a sete famílias dos alunos participantes. A análise contou com a construção de categorias a partir de cada procedimento empírico em função dos objetivos específicos. Foi possível identificar posicionamentos paradoxais quanto às definições e ao trabalho da OE, enquanto todos, de alguma forma, corroboraram para constatar a forte presença de concepções dominantes com relação ao trabalho específico desse profissional. Os resultados também permitiram discutir a relação entre as concepções da comunidade escolar sobre o trabalho da OE e sua prática e promover uma reflexão sobre as relações entre concepções e processos de tomada de decisão no trabalho pedagógico. A questão da resolução de conflitos e de problemas de indisciplina foi o tema mais emergente, mas deve ser apenas mais uma vertente da atuação do orientador dentro da escola. As demandas emergenciais, principalmente no que tange à sua ação como mediador de conflitos com relação aos alunos presente em todos os discursos, parece interferir com a função e com o tipo de trabalho de orientação educacional de caráter coletivo direcionado ao futuro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present research addresses the actual Educational Counseling work in schools after the extinction of its professional category. The category was hardly supported by legislation but, new policies demanded suppression of the professional category, with consequences for the teacher education curriculum. Thus, there is a need to meet new conceptions about Educational Counseling. The research aims at identifying and at analyzing students, teachers and families’ conceptions about the role of Educational Counseling in a wealthy community Elementary Education School in Brasilia, DF, within the from 1st thru 4th grades. Specific objectives are: identify Educational Counseling practices in school; identify and analyze the meaning of Educational Counselor’s work for all subjects in school community; analyze the relationship between conceptions and practices; and to promote a reflection about these conceptions and the process of pedagogical decision making. Methodology comprised a complex procedure that counted with individual interview with Educational Counselor based on open questions; open questionnaire for ten teachers; semistructured questionnaire for seven mothers; group interview with students. Analyses used categories that emerged from each methodological procedure. Results show paradox positions about definitions and about the practice of Educational Counselors. Empirical study enabled a theoretical reflection about the concept and the current status of Educational Counseling. While it was possible to observe research subjects share many conceptions, it provided hence about the need of a collective and planed pedagogical work. However, results show Educational Counselor remains trapped within a paradoxal position as a guardian of order and at the same time, in charge of promoting students socio-affective development. The study foresees that urgent demands, like conflict mediation, shall be only one of the aspects of Counseling work. But, the main duty must be a kind of pedagogical collective work towards the future.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons