Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/32108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuanRodriguesBurmannAlmeida_tcc.pdf371,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Execução Orçamentária nas Universidades Federais : uma análise das despesas entre os anos de 2012 a 2021
Autor(es): Almeida, Luan Rodrigues Burmann
Orientador(es): Alcântara, Lucas Teles de
Assunto: Universidades e faculdades públicas
Orçamento público
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 26-Set-2022
Referência: ALMEIDA, Luan Rodrigues Burmann. Execução Orçamentária nas Universidades Federais: uma análise das despesas entre os anos de 2012 a 2021. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A educação é um meio fundamental para a evolução e transformação constante da sociedade, de tal modo que haja um mundo equitativo. Dito isso, nas últimas duas décadas no Brasil, os cursos das universidades federais foram ampliados, e por conta disso, mais pessoas tiveram acesso à educação superior gratuita. Entretanto, decorrente de alguns eventos, como crise econômica e política na última década, foram necessárias novas medidas para redução dos gastos públicos, em especial a vinda da PEC no 55, que em 2016 se transformou na Emenda Constitucional no 95, da qual prevê o teto de gastos públicos para os próximos vinte exercícios financeiros. Essa mudança afetou bastante o orçamento das universidades e, tendo em vista a continuidade das universidades públicas federais do Brasil, o presente trabalho tem como objetivo analisar as execuções orçamentárias nas universidades federais do país, tendo como base os últimos dez anos, possibilitando também uma análise antes e depois da EC no 95/2016. A amostra foi composta por uma universidade de cada Estado e do Distrito Federal, tendo como critério de escolha a universidade com maior dotação na sua unidade da federação. Por se tratar de uma pesquisa exploratória e para uma melhor comparação, os dados orçamentários foram atualizados pelo índice nacional de preços ao consumidor amplo (IPCA) e foram separados pelas cinco regiões do Brasil, e os resultados obtidos revelam que as execuções orçamentárias dos últimos 5 anos foram reduzidas e como consequência disso, no curto prazo, os investimentos despencaram em todo o âmbito nacional, abrindo caminhos para debate e soluções para os próximos 15 anos.
Abstract: Education is a fundamental means for the evolution and constant transformation of society, in such a way that there is an equitable world. That said, in the last two schools in Brazil, the education courses at universities were not expanded, and more people had free higher education. However, as a result of some, such as the economic and political crisis in the last reduction, new measures were needed for public spending, in particular the coming of PEC no 55, which in 2016 became Constitutional Amendment no 95, which provides for the ceiling of public expenditures for the next financial contracts. This change studied the study in universities, the study of universities and, in view of the study of public universities, as a study in the universities of the country, also based on the last ten years before and after EC no 95/2016. The sample consisted of a university from each state and the Federal District, choosing the university with the highest endowment in its unit of the federation. As it is an exploratory research and a better comparison, the budget data updated by the national broad consumer price index and were separated by five regions of Brazil, and the results obtained that the most recent executions 5 years, were not predicted for the debate in the long term and, as a consequence, in the short term, the investments of national scope, opening paths for the debate in the short term and the next 15 years.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.