Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarciaMarquesdaSilvaGomes.pdf646,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relevância de um laço entre família e a escola no processo de aprendizagem de uma criança com autismo
Autor(es): Gomes, Márcia Marques da Silva
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Autismo em crianças
Lar e escola
Educação inclusiva
Políticas educacionais
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: GOMES, Márcia Marques da Silva. A relevância de um laço entre família e a escola no processo de aprendizagem de uma criança com autismo. 2011. 108 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa consiste em um trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para obtenção ao título de licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A presente pesquisa se situa no âmbito Pedagógico com ênfase na Educação Especial com uma perspectiva na educação inclusiva. Pesquisa-se sobre o tema “A relevância de um laço entre família e a escola no processo de aprendizagem de uma criança com autismo” que analisou e pesquisou o assunto, perpassando por um recorte da realidade, no qual se verificou a qualidade da relação entre a escola e a família de uma criança com autismo. A primeira parte é composta pelo Memorial onde são expostas experiências relevantes sobre a educação escolar e acadêmica da pesquisadora, relacionando-as com a escolha do curso e ao tema do presente trabalho. A segunda parte apresenta a construção teórica do trabalho, com os levantamentos bibliográficos que constituíram o suporte teórico do estudo e da pesquisa realizada, bem como das análises e discussões suscitadas. No presente trabalho investiga-se como o movimento de Educação Inclusiva garante espaços para a interlocução entre família e escola; a relevância de um laço entre a família e a escola no processo de aprendizagem de uma criança com autismo, e quais expectativas a família tem em relação a seu filho com autismo na escola. Como objetivo geral buscou-se investigar a relevância do laço entre a família e a escola no processo de aprendizagem de uma criança com autismo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The title of this project is called “The Relevance of a link between family and school in the learning process of a child with autism”. Researches were made on this issue emphasizing the present reality which is the relationship between family, school and a child with autism. The first part of this project is based on the experiences based on the researcher’s scholar as well as academic records which trigged the choice of the course and as a result, this project. The second part introduces the theoretical rationale of the research and the analysis of the topic. This research investigates the inclusive education providing room to the rapport between family and school; the relevance of such link is to enhance the learning of a child with autism and also the family expectations towards their scholar. As for the general objective, the researcher chose to investigate the relevance of the so called family-school link in the learning process of a child with autism.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons