Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaradeliaAdrianodosSantos.pdf514,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência simbólica no contexto escolar : percepções dos alunos numa comunidade escolar
Autor(es): Santos, Maradélia Adriano dos
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Violência na escola
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: SANTOS, Maradélia Adriano dos. Violência simbólica no contexto escolar: percepções dos alunos numa comunidade escolar. 2011. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Atualmente a violência escolar tornou-se alvo da mídia o que gera uma grande preocupação para sociedade e o que se observa nas escolas públicas e privadas é tentativas de camuflar a violência, com isso as instituições de ensino não buscam estudar o tema de forma efetiva para que haja uma mudança eficaz na forma de se trabalhar a violência no âmbito escolar. As escolas geralmente não sabem lidar com a violência o que acarreta a falta de espaço para debater e esclarecer o tema e levar ao entendimento de que antes de mais nada a violência deve ser conceituada de forma ampla para que posteriormente ela seja debatida e esclarecida de forma global pela comunidade escolar. O presente estudo tem como objetivo analisar a visão dos educandos em relação à violência escolar. Para fundamentar a análise dos dados construímos o referencial teórico com base em autores como Bourdieu (1975), Spósito (1998), Fante (2005), Vigotsky (2007), entre outros que estudaram essa temática há algum tempo. Participaram desse estudo 36 estudantes do Centro de Ensino Fundamental nº 07. Optamos pela metodologia qualitativa, utilizando como instrumento de construção de dados um questionário com nove questões, sendo três perguntas fechadas e quatro discursivas, além de observação e analise documental. Os resultados apontaram que os estudantes têm uma baixa percepção sobre violência escolar e violência simbólica. Obtivemos esta conclusão a partir da análise dos questionários aplicados, pois ao responder as questões os estudantes se contradiziam, notamos com isso que os educandos percebem a violência como fato isolado é como se eles tomassem a violência sofrida só para eles e não percebam a violência como um todo no ambiente escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Currently, school violence has become the target of the media which creates a great concern for society and what can be seen in public and private schools is trying to camouflage the violence, with that educational institutions do not seek to study the subject in an effective way to there is a change in the effective way of dealing with violence in schools. Schools generally do not know how to deal with the violence which leads to lack of space to discuss and clarify the issue and lead to the understanding that first and foremost the violence must be conceptualized broadly so that later it will be discussed and clarified so overall school community. The present study aims to analyze the views of students regarding school violence. To support data analysis the theoretical construct based on authors such as Bourdieu (1975), Sposito (1998), Fante (2005), Vygotsky (2007), among others who have studied this subject for some time. 36 students participated in this study at the Center for Elementary School nº07. We chose qualitative methodology, using as a tool for building a data questionnaire with nine questions, three and four discursive closed questions, and observation and documentary analysis. The results showed that students have a low perception of school violence and symbolic violence. We obtained this conclusion from the analysis of questionnaires, answer the questions because the students were contradictory, we note with what the students see violence as an isolated fact it's like they took the violence to themselves and not perceive violence as a whole school environment.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons