Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarolCianniSiqueiraCampos.pdf204,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorCampos, Carol Cianni Siqueira-
dc.identifier.citationCAMPOS, Carol Cianni Siqueira. Educação inclusiva, realidade ou utopia?: um olhar histórico para educação especial. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO título “Educação inclusiva, realidade ou utopia? Um olhar histórico para Educação Especial à Educação Inclusiva”, indica uma análise da situação da Educação Especial a partir do seu surgimento até os dias atuais, com a garantia legal da oferta da Educação Inclusiva pelo Poder Público Brasileiro. Objetivou-se compreender os fatos que influenciaram as práticas do cotidiano escolar e as conquistas alcançadas pelas pessoas com necessidades educacionais especiais. Inicialmente, partiu-se de um estudo bibliográfico sobre o tema e da legislação disponível, tendo por fim, uma análise dos resultados de uma pesquisa qualitativa aplicada aos professores de escolas do Distrito Federal. Apresenta-se relevante o presente trabalho monográfico, como um material de estudo que contribuirá para a formação do pedagogo, possibilitando-o conhecer melhor a história da Educação Especial até os dias atuais com a Educação Inclusiva, tema presente no cotidiano das escolas. Conclui-se que a Educação Inclusiva é uma realidade no Brasil e no mundo, porém, há ainda um longo caminho a ser percorrido até alcançarmos a inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais em um processo de integração/inclusão escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.titleEducação inclusiva, realidade ou utopia? : um olhar histórico para educação especialen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-22T12:04:13Z-
dc.date.available2012-03-22T12:04:13Z-
dc.date.issued2012-03-22T12:04:13Z-
dc.date.submitted2011-07-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3202-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3202-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons