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Título: Efeitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes/ENADE (2008) nas Licenciaturas de História e Letras da Universidade de Brasília
Autor(es): Gomes, Pedro Henrique de Farias
Orientador(es): Sousa, José Vieira de
Assunto: Avaliação educacional - ensino superior
Ensino superior
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: Fev-2011
Data de publicação: 22-Mar-2012
Referência: GOMES, Pedro Henrique de Farias. Efeitos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes/ENADE (2008) nas Licenciaturas de História e Letras da Universidade de Brasília. 2011. 125 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia tem como tema central a avaliação institucional, a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. O objetivo deste trabalho é analisar os possíveis impactos que os resultados de um dos componentes do SINAES, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2008, tem sobre a gestão acadêmica dos cursos de História e Letras da Universidade de Brasília. Parte-se da premissa que o ENADE traduz, em parte, o acúmulo dos resultados das políticas avaliativas da educação superior definidas desde a década de 1980, no país. Para que a realização deste trabalho fosse possível, o Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior da UnB – GEPAES fez uma pesquisa com os coordenadores dos cursos mencionados, a partir de uma entrevista semi-estruturada. Esta entrevista apresentava três blocos de questões, objetivando conhecer as visões e importância atribuídas ao exame por parte dos coordenadores e como os mesmos têm usado os resultados do ENADE para reformar o currículo dos cursos. O referencial teórico foi feito com base em documentos oficiais e na literatura da área. A análise dos dados revela que, embora os coordenadores entrevistados reconheçam a importância do ENADE como componente do SINAES, pouco se têm utilizado dos resultados desse exame na reformulação do projeto político-pedagógico dos cursos. Os resultados não são divulgados, não há discussões acerca do tema e, muitas vezes, os estudantes participam do exame apenas pelo fato de este ser obrigatório, contudo, sem compreender a necessidade de realizá-lo.
Abstract: This study brings the institutional evaluation as the central theme, based on the National Higher Education Evaluation System – SINAES. This work will analyze the impacts that the results of one of the SINAES´ components, the National Assessment of Students Performance – ENADE 2008, has been incorporated into the academic management of the History and Linguistics courses at University of Brasilia. According to Guimarães (2010), ENADE translates, in parts, the collection of the results of the assessment policies for higher education defined since the decade of 1980. To make this work a possible thing, the Studies of Evaluation Politics of Higher Education Group – GEPAES made a research with the coordinators of both courses with a structured interview. This interview has three blocks of questions for us to know the visions and importance given by the coordinators to the exam and how are they using ENADE´s results to change the course´s curriculum. The analyzes was based on official documents and reputable authors. The data analysis reveals that even the coordinators considerate ENADE as an important exam, almost nothing has been done to change the political pedagogic project. The results aren´t divulged, there is no discussions about the theme and the students do the exam only because it is obligatory, but they don´t comprehend the need of participate of the exam.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.3195
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