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Título: A formação continuada de professores na Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE) referente a Lei 10.639
Autor(es): Castro, Maria Zenaide Gomes de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Educação permanente
Professores - formação
Currículo escolar
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 21-Mar-2012
Referência: CASTRO, Maria Zenaide Gomes de. A formação continuada de professores na Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EAPE) referente a Lei 10.639. 2011. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Atualmente os debates sobre a educação com um olhar para a questão racial se tornam cada vez mais intensos pela urgência das transformações que se fazem indispensáveis para uma educação para todos. Pretende-se buscar nessa monografia como tem sido os cursos de formação continuada para profissionais da educação na rede pública do Distrito Federal relacionadas a lei 10.639 que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana nas escolas. Logo, procura-se debater uma prática que compreenda o desenvolvimento do sujeito numa dimensão histórica, social e cultural que atenda as suas peculiaridades e respeite as diferenças.O problema de pesquisa consiste em investigar como tem sido a formação dos professores de educação básica na EAPE desde a implementação da Lei 10.639. O que mudou? Como tem sido a abordagem dos cursos de formação continuada na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação no tocante a temática? E os professores-estudantes? O que dizem sobre a sua formação? _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Nowadays the discussions about education, with the racial and ethnic issue in mind, became more intense because of the urgent transformations that are indispensable in order to have education for everyone. This monograph intend to investigate the continuing education courses for professionals of the education in the public schools of the Federal District of Brazil, related to the law 10.639, that turns obligatory the history and afro-descending and African culture teaching in the curricula of the basic education. Therefore, this monograph proposes a debate about a practice that comprehends the development of the subject in a historical, social and cultural scope, respecting their idiosyncrasies and differences. The research problem consists in investigate how has been conducted the basic education teacher's formation in the EAPE since the implementation of the law 10.639. What has changed? How is the approach of the formation courses in the School of Development for Professionals of Education with regard to the themes? And what about the teachers-students? What do they have to say about their education?
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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