Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SorayaMoreiraCosta.pdf889,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atribuição causal de professores do 3° e 4° ano do ensino fundamental para o sucesso e o fracasso escolar
Outros títulos: The causal attribution of teachers in the 3rd and 4th year of primary education for school success and failure
Autor(es): Costa, Soraya Moreira
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Fracasso escolar
Ensino fundamental
Professores
Causalidade
Rendimento escolar
Data de apresentação: 20-Jun-2011
Data de publicação: 21-Mar-2012
Referência: COSTA, Soraya Moreira. A atribuição causal de professores do 3° e 4° ano do ensino fundamental para o sucesso e o fracasso escolar. 2011. xii, 124 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo é de caráter exploratório-descritivo e pretende verificar as atribuições causais dos docentes do ensino fundamental sobre o sucesso e o fracasso escolar de seus alunos. Os participantes dessa pesquisa são onze professores de escolas municipais públicas localizadas no Novo Gama – Município de Goiás, que está localizado no entorno do Distrito Federal. Todos docentes participantes da pesquisa são do sexo feminino, sendo que seis lecionavam no 3° ano e o restante no 4° ano do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi um questionário de atribuição de causalidade, que contém seis questões, as quais visam identificar as atribuições causais docentes, e dez perguntas sobre o perfil do participante. Após a obtenção e verificação dos dados, esses foram relacionados ao referencial teórico de sucesso e fracasso escolar, e de atribuição causal. Os resultados indicam que a atribuição causal dos professores para o sucesso e o fracasso dos seus alunos está focalizada em causas relativas à família e ao discente, e que raramente os docentes atribuíram o desempenho escolar do educando a causas relativas à sua prática na sala de aula. Conclui-se que ocorre um desconhecimento ou desvalorização por parte do professor dos outros fatores que influenciam no rendimento escolar do aluno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons