Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3192
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SorayaMoreiraCosta.pdf889,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorCosta, Soraya Moreira-
dc.identifier.citationCOSTA, Soraya Moreira. A atribuição causal de professores do 3° e 4° ano do ensino fundamental para o sucesso e o fracasso escolar. 2011. xii, 124 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo é de caráter exploratório-descritivo e pretende verificar as atribuições causais dos docentes do ensino fundamental sobre o sucesso e o fracasso escolar de seus alunos. Os participantes dessa pesquisa são onze professores de escolas municipais públicas localizadas no Novo Gama – Município de Goiás, que está localizado no entorno do Distrito Federal. Todos docentes participantes da pesquisa são do sexo feminino, sendo que seis lecionavam no 3° ano e o restante no 4° ano do Ensino Fundamental. O instrumento utilizado foi um questionário de atribuição de causalidade, que contém seis questões, as quais visam identificar as atribuições causais docentes, e dez perguntas sobre o perfil do participante. Após a obtenção e verificação dos dados, esses foram relacionados ao referencial teórico de sucesso e fracasso escolar, e de atribuição causal. Os resultados indicam que a atribuição causal dos professores para o sucesso e o fracasso dos seus alunos está focalizada em causas relativas à família e ao discente, e que raramente os docentes atribuíram o desempenho escolar do educando a causas relativas à sua prática na sala de aula. Conclui-se que ocorre um desconhecimento ou desvalorização por parte do professor dos outros fatores que influenciam no rendimento escolar do aluno.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordFracasso escolaren
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.subject.keywordProfessoresen
dc.subject.keywordCausalidadeen
dc.subject.keywordRendimento escolaren
dc.titleA atribuição causal de professores do 3° e 4° ano do ensino fundamental para o sucesso e o fracasso escolaren
dc.title.alternativeThe causal attribution of teachers in the 3rd and 4th year of primary education for school success and failureen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-21T12:33:25Z-
dc.date.available2012-03-21T12:33:25Z-
dc.date.issued2012-03-21T12:33:25Z-
dc.date.submitted2011-06-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3192-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.3192-
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons