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Título: O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da produção acadêmica sobre a temática
Autor(es): Miranda, Maria Eduarda Rodrigues
Orientador(es): Santos, André Vitor Fernandes dos
Assunto: Ensino fundamental - séries iniciais
Ciências (Ensino fundamental)
Educação de crianças
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 5-Set-2022
Referência: MIRANDA, Maria Eduarda Rodrigues. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da produção acadêmica sobre a temática. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo compreender como as produções acadêmicas têm problematizado questões sobre o Ensino de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com interesse especial para as relações entre Currículo e Avaliação. Tal investimento se justifica principalmente por vivermos, contemporaneamente, um momento em que se faz importante compreender como certas as inovações curriculares negociam sua entrada nos processos pedagógicos com as tradições disciplinares, no nosso caso, com a disciplina escolar Ciências. Para realizar esta tarefa, investigamos, em um primeiro momento produções veiculadas em anais das últimas edições de eventos de relevância na área de Educação em Ciências, como o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Congresso Nacional de Ciências Naturais/da Natureza (CONCINAT). Em uma segunda etapa, privilegiamos o levantamento e a análise das produções de periódicos da área, classificados no Qualis Capes em extratos que compreendem do A1 ao A4. O conjunto desses levantamentos permitiu organizar os dados em algumas categorias que indicam as principais tendências das investigações que se ocupam dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam, ainda, que há certas lacunas nas produções que focalizam no Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente, quando se trata de temas como as políticas curriculares e avaliativas.
Abstract: The present work aimed to understand how academic productions have problematized questions about Science Teaching in the Initial Years of Elementary School, with special interest in the relationship between Curriculum and Assessment. Such investment is justified mainly because we are currently experiencing a moment in which it is important to understand how certain curricular innovations negotiate their entry into pedagogical processes with disciplinary traditions, in our case, with the school subject Sciences. To carry out this task, we investigated, at first, productions published in the annals of the latest editions of relevant events in the area of Science Education, such as the Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio), the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), the Congresso Nacional de Ciências Naturais/da Natureza (CONCINAT). In a second step, we privileged the survey and analysis of the productions of periodicals in the area, classified in Qualis Capes in extracts ranging from A1 to A4. The set of these surveys made it possible to organize the data into some categories that indicate the main trends of the investigations that deal with the initial years of elementary school. The results also indicate that there are certain gaps in the productions that focus on Science Teaching in the early years of elementary school, especially when it comes to topics such as curricular and evaluative policies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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