Título: | O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da produção acadêmica sobre a temática |
Autor(es): | Miranda, Maria Eduarda Rodrigues |
Orientador(es): | Santos, André Vitor Fernandes dos |
Assunto: | Ensino fundamental - séries iniciais Ciências (Ensino fundamental) Educação de crianças |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 5-Set-2022 |
Referência: | MIRANDA, Maria Eduarda Rodrigues. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da produção acadêmica sobre a temática. 2022. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo compreender como as produções acadêmicas têm
problematizado questões sobre o Ensino de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,
com interesse especial para as relações entre Currículo e Avaliação. Tal investimento se
justifica principalmente por vivermos, contemporaneamente, um momento em que se faz
importante compreender como certas as inovações curriculares negociam sua entrada nos
processos pedagógicos com as tradições disciplinares, no nosso caso, com a disciplina escolar
Ciências. Para realizar esta tarefa, investigamos, em um primeiro momento produções
veiculadas em anais das últimas edições de eventos de relevância na área de Educação em
Ciências, como o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (Enebio), o Encontro Nacional de
Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Congresso Nacional de Ciências Naturais/da
Natureza (CONCINAT). Em uma segunda etapa, privilegiamos o levantamento e a análise das
produções de periódicos da área, classificados no Qualis Capes em extratos que compreendem
do A1 ao A4. O conjunto desses levantamentos permitiu organizar os dados em algumas
categorias que indicam as principais tendências das investigações que se ocupam dos anos
iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam, ainda, que há certas lacunas nas
produções que focalizam no Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental,
principalmente, quando se trata de temas como as políticas curriculares e avaliativas. |
Abstract: | The present work aimed to understand how academic productions have problematized
questions about Science Teaching in the Initial Years of Elementary School, with special
interest in the relationship between Curriculum and Assessment. Such investment is justified
mainly because we are currently experiencing a moment in which it is important to understand
how certain curricular innovations negotiate their entry into pedagogical processes with
disciplinary traditions, in our case, with the school subject Sciences. To carry out this task, we
investigated, at first, productions published in the annals of the latest editions of relevant events
in the area of Science Education, such as the Encontro Nacional de Ensino de Biologia
(Enebio), the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), the
Congresso Nacional de Ciências Naturais/da Natureza (CONCINAT). In a second step, we
privileged the survey and analysis of the productions of periodicals in the area, classified in
Qualis Capes in extracts ranging from A1 to A4. The set of these surveys made it possible to
organize the data into some categories that indicate the main trends of the investigations that
deal with the initial years of elementary school. The results also indicate that there are certain
gaps in the productions that focus on Science Teaching in the early years of elementary school,
especially when it comes to topics such as curricular and evaluative policies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.