Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SabrinaFerreiraSouza_tcc.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.contributor.authorSouza, Sabrina Ferreira-
dc.identifier.citationSOUZA, Sabrina Ferreira. Os estudantes com altas habilidades/superdotação e sua relação com a matemática : uma análise bibliográfica. 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho Final de Curso - TFC constitui uma revisão da literatura - de artigos científicos, capítulos de livros, dissertações de mestrado e materiais orientadores de trabalho pedagógico - acerca de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação em Matemática. Os pontos de maior investigação foram as características específicas desses indivíduos e instrumentos, atividades e práticas abordadas em Salas de Recursos Específicas - SRE das instituições escolares públicas do Distrito Federal, introduzidos por um apanhado geral a respeito da conceituação e da caracterização de sujeitos com AH/SD e da legislação que discorre sobre o atendimento que deve ser prestado a eles. Foi observado que a área de estudos que relaciona as Altas Habilidades/Superdotação com a Matemática carece de mais investigações, principalmente no campo prático, e os integrantes do Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM são alguns dos pesquisadores que trabalham em prol de uma educação para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Dentro do que foi pesquisado, constatou-se que o trabalho que tem sido feito com os estudantes matematicamente habilidosos é voltado para a aplicação de oficinas interdisciplinares, o que mostrou bons resultados, alto engajamento dos participantes e as várias possibilidades que essa metodologia oferece, adaptando-se ao público-alvo de cada SRE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças superdotadas - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEducação - Distrito Federalpt_BR
dc.titleOs estudantes com altas habilidades/superdotação e sua relação com a matemática : uma análise bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-05T15:34:38Z-
dc.date.available2022-09-05T15:34:38Z-
dc.date.submitted2022-05-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31817-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present final paper is a literature review - of essays, book chapters, graduate theses and teaching and guiding materials - about students with High Abilities/Giftedness in Mathematics. The most researched topics were their specific features and instruments, activities and practices used at the Salas de Recursos Específicas - SRE, special classes that work as supplementary education to gifted students and are located in public schools of Distrito Federal -, which were introduced by a summary about the concept and characteristics of High Abilities/Giftedness people, and about the current law that describes how the educational service for students is supposed to work. It was noticed that the study area which connects High Abilities/Giftedness and Mathematics requires more investigations, especially in the practical field, and DIEM’s research group members have been working on it. According to the research results, teachers work with mathematically gifted students using interdisciplinary workshops, and the results of these approaches have been positive, showing the engagement of the students and a roll of possibilities that can be found in this kind of activity, always adjusting them to the students who attend those classes.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.